INIS conclui primeira etapa de melhorias no Parque do Atalaia

Local reabrirá para visitação na próxima quarta-feira (31)
Data de inclusão: 29/03/2021 16:07

O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) finalizou a primeira etapa da obra de reestruturação do Parque Natural Municipal do Atalaia. O projeto de reforma e revitalização visa à otimização do espaço público. Seguindo as medidas de prevenção do coronavírus, o local reabrirá para visitação na próxima quarta-feira (31). Haverá controle de entrada, aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel para os visitantes. A visitação é gratuita.

As melhorias realizadas no Parque do Atalaia contemplam a contenção das encostas junto ao morro e a demarcação de trilhas até o Centro de Educação Ambiental (CEA). A estrutura do mirante do parque foi revitalizada e todos os elementos que compõem o espaço foram trocados. Com isso, não há riscos de quedas e desabamentos e a população pode aproveitar o local com segurança.

O espaço para as crianças também recebeu melhorias e novos brinquedos. Além disso, toda a vegetação do parque foi recomposta.

O diretor presidente do INIS, Vilson Sandrini, ressalta que além de incentivar a preservação e a educação ambiental, o Parque do Atalaia é um importante espaço turístico, que permite ao visitante admirar o município em 360°. "Agradeço o esforço de todos que tiveram envolvimento nesta primeira etapa, servidores abnegados pela causa ambiental, e que fomentam o equilíbrio entre homem e natureza neste lugar maravilhoso chamado Itajaí", conclui Sandrini.

Segunda etapa

Na segunda etapa da obra de revitalização, serão colocados três contêineres no Parque do Atalaia. A estrutura será utilizada para instalação de sanitários, lavatórios, almoxarifado e um quiosque. Está prevista ainda a colocação de um deck com rampas e passarelas acessíveis para incentivar a prática educativa de esportes, com conforto e segurança aos usuários.

Também será instalado um sistema de painéis de captação de energia solar, tornando o empreendimento auto-sustentável. A previsão é que a obra inicie em agosto e tem prazo de conclusão estimado para o final de dezembro.

Sobre o Parque do Atalaia

O Parque Natural Municipal do Atalaia está localizado na rua Lila Heusi, s/nº, no bairro Fazenda. O acesso a via é feito pelo lado oeste através da avenida Osvaldo Reis.

O parque é uma estrutura de proteção dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e da biodiversidade. É adequado à educação ambiental, pesquisa científica, recreação ao ar livre e turismo. Ao longo das trilhas, há paradas para descanso e também é possível conhecer mais sobre a fauna e flora local através das placas de interpretação ambiental.

INIS conclui primeira etapa de melhorias no Parque do Atalaia