Grupo de Itajaí lança videoclipe filmado em plano sequência

“Porto da Amizade" foi produzido com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital da Fundação Cultural de Itajaí
Data de inclusão: 19/03/2021 17:20

Nesta sexta-feira(19), o itajaiense ItSIt Experimental Group lança o videoclipe “Porto da Amizade” em seu canal oficial no YouTube. Na próxima semana, a música estará disponível também nas principais plataformas digitais do mundo. A produção foi viabilizada com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, através de edital da Fundação Cultural e Prefeitura de Itajaí.

O ItSIt Experimental Group surgiu pelo desejo de fazer música durante a pandemia, em meados de abril de 2020. As restrições impostas levaram os músicos e produtores Marcelo Cássio e Giovanni Sagaz a buscar alternativas tecnológicas para continuar criando e executando suas músicas, com arranjos completos, sem a necessidade de vários músicos reunidos. Isso impôs dificuldades na criação dos arranjos, mas, ao mesmo tempo, despertou a criatividade para uma nova forma de pensar a música ao vivo. Entre as várias ideias que nasceram das experimentações, uma delas foi a de produzir o videoclipe de um tema instrumental em plano sequência.

“Porto da Amizade” foi gravado no espaço cultural Itajaí Criativa e, ao lado dos compositores e integrantes do ItSIt que tocam vários instrumentos, outros musicistas participam da produção audiovisual, são eles: Mario Nascimento Jr. (bateria), Evandro Hasse (trompete), Mariana Mattos (tarol), Maria Morena (alfaia) e Aline Vieira (alfaia). A produção ficou a cargo da Café Maestro Produções.

A gravação em plano sequência é um formato de produção audiovisual que registra uma sequência de ações em tomada única, sem cortes - uma tarefa nada simples. “Foram dois dias de estudos de movimentação, preparação, ensaios, marcações e testes até chegarmos à versão final.

“Os desafios desse trabalho são vários e toda a equipe teve que dar o seu máximo”, ressalta Marcelo Cássio. Giovanni Sagaz complementa: “Conseguimos reunir elementos representativos de Itajaí - a casa histórica onde gravamos, o figurino com frases 'peixeiras', a manifestação do maracatu e a gratidão aos grandes encontros musicais que a cidade proporciona (em tempos não pandêmicos), representados no sentimento da composição”.

A produção conta com direção de Jaques Rangel, roteiro de Caíque Calove e preparação de elenco de Denise da Luz.

(47) 99948-8351 – Elaine Calove - Café Maestro Produções

Grupo de Itajaí lança videoclipe filmado em plano sequência