Complexo Portuário recebe draga holandesa para reforçar dragagem

Capacidade de movimentar sedimentos chega a 10 mil metros cúbicos
Data de inclusão: 16/03/2021 18:17

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes recebeu nesta semana uma nova draga holandesa para reforçar as atividades de dragagem do canal de acesso. Os serviços fazem parte de um plano contratual entre Autoridade Portuária e empresa responsável pela manutenção do calado operacional em até 14 metros de profundidade. Anteriormente, esta embarcação estava operando no Porto de São Francisco do Sul.

A Draga Hopper Lelystad opera succionando sedimentos no fundo do rio através de dois tubos, um de cada bordo. Construída em 1986, possui 136,97 metros de comprimento por 26,07 de largura. Com um peso bruto de 13.200 toneladas, comporta ainda dois motores diesel Wartsila de nove cilindros cada.

A quantidade de volume dragado pela Lelystad pode chegar a 10 mil metros cúbicos em cada viagem. Em média serão realizadas de 10 a 12 viagens por dia, despejando os sedimentos na região do bota-fora, que fica cerca de 10 quilômetros distante da entrada do canal de acesso.

“O Porto de Itajaí provavelmente é o porto que a mais tempo executa serviços de dragagem permanente no país, tendo que dragar um quantitativo anual de até 3,5 milhões de metros cúbicos. A dragagem é fundamental para a manutenção das atividades e, acima de tudo, é primordial a vinda desta draga, pois assim conseguimos manter a profundidade entre 14 metros e 14.5 metros. Ela irá restabelecer alguns locais em que foi perdida a profundidade em decorrência do período chuvoso que enfrentamos desde dezembro”, ressalta o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

A Draga Hopper Lelystad fará todos os serviços de dragagem ao longo do canal de acesso ao complexo portuário até a saída dos molhes, também em frente a área da bacia de evolução (APMT, cais público e Portonave) e ainda na região norte na área da nova bacia de evolução.

Além da Lelystad que chegou nesta semana, o Complexo Portuário também conta com as atividades da draga alemã NJörd. É uma draga de injeção de água que possui três vezes mais potência que a Odin, que estava atuando no complexo anteriormente. Não há previsão para sua saída. Ela atua diariamente na manutenção do canal.

Complexo Portuário recebe draga holandesa para reforçar dragagem