Sala regional da Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) completa um ano em Itajaí

Mais de 4 mil atendimentos foram realizados no espaço, que é único em todo o Brasil
Data de inclusão: 10/02/2021 18:18

A sala regional da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP) em Itajaí completa um ano nesta quarta-feira (10) com a marca de 4.232 atendimentos. A conquista do espaço, único descentralizado em todo o Brasil, é fruto da articulação do Município de Itajaí junto a Secretaria de Pesca e Aquicultura, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para atender toda a região. A solicitação dos pescadores e indústrias pesqueiras foi atendida depois de 25 anos e leva em consideração o reconhecimento da cidade como Capital Nacional da Pesca e Polo Náutico do Brasil.

“Somos a única cidade do Brasil com esta sala regional. Em outras regiões do país, os profissionais da pesca têm que se dirigir até a capital ou Brasília. Em Itajaí, agilizamos os serviços, fazendo com que os trâmites burocráticos sejam resolvidos aqui e não em Florianópolis”, afirma o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. “Esta conquista se deu não só pelo papel estratégico de Itajaí no cenário da pesca nacional, mas é fruto de uma articulação de nosso governo”, finaliza Volnei.

Mesmo com a pandemia de coronavírus (COVID-19), a sala da SAP ultrapassou a marca de quatro mil pessoas atendidas, entre pescadores, armadores, despachantes e atores envolvidos da cadeia pesqueira.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca), José Henrique Pereira, a data é motivo de orgulho e de agradecimento aos responsáveis pela articulação. “Nos sentimos muito privilegiados, pois a pesca estava há muitos anos abandonada por parte de quem deveria lutar por ela. Esperamos que novas ações ocorram, proporcionando mais melhorias para que o setor possa avançar em conquistas futuras”, comenta Pereira.