Itajaí iniciará vacinação contra COVID-19 em até 24 horas após o recebimento de doses

Ao todo, serão 34 locais de imunização na cidade
Data de inclusão: 18/01/2021 21:05

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, vai iniciar a vacinação contra COVID-19 em até 24 horas após a entrega das doses pelo Governo do Estado. O prazo foi definido pela Secretaria de Saúde em reunião nesta tarde com participação do prefeito Volnei Morastoni e é necessário em função da logística de distribuição das vacinas para as unidades básicas de saúde e o Centreventos da cidade. Ao todo, serão 34 locais de imunização.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

De acordo com o Governo do Estado, serão enviadas doses da vacina Coronavac, produzidas no Brasil pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. O quantitativo que Itajaí vai receber ainda não foi confirmado pelo Estado. A previsão é que as doses cheguem ao município nesta terça-feira (19).

Ainda, segundo o Governo Estadual, a primeira etapa da vacinação contra COVID-19 será destinada aos trabalhadores de saúde, população indígena, pessoas com mais de 60 anos em instituições de longa permanência, como asilos, e pessoas com deficiência acima de 18 anos que estejam na mesma situação. A estimativa, baseada em campanhas de vacinação anteriores, é que cerca de 5 mil pessoas integram os grupos desta etapa da campanha.

Além das unidades de saúde, que receberão reforço de profissionais para a campanha de vacinação contra COVID-19, as doses também serão aplicadas no Centreventos. Os moradores dos grupos prioritários poderão se vacinar em qualquer um destes pontos. Equipes volantes ainda sairão a campo para vacinar pessoas em instituições de saúde e asilos, conforme a Vigilância Epidemiológica. O Estado não informou data das próximas etapas da imunização.

“A Secretaria de Saúde está preparada para iniciar a imunização da população prioritária, conforme estipulado pelo Governo do Estado, 24 horas após a chegada das doses. Estamos muito esperançosos com essa primeira etapa, mas sabemos que ainda há muito trabalho pela frente e que vai demorar até toda comunidade estar protegida. Enquanto isso e mesmo após a vacina, temos que continuar mantendo todas as medidas preventivas recomendadas, como uso de máscara, distanciamento social, higiene das mãos e testagem da população”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

Estrutura pronta

Para garantir a logística de imunização, Itajaí adquiriu no ano passado os insumos necessários para campanha: são mais de 300 mil itens em estoque, como agulhas e seringas. A cidade também conta com mais de 90 profissionais de saúde capacitados para dar início à vacinação, 34 salas de vacina espalhadas pelos bairros e uma rede de frios com 35 câmaras para armazenamento de milhares de doses. A Vigilância Epidemiológica da cidade também solicitou a compra de seis novas câmaras de vacina para armazenamento de doses.