Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

ERRATA: Correção ao relatório sobre o uso de Cânfora em Itajaí

Data de inclusão: 27/11/2020 18:52

ERRATA nº 001/2020/SMS

Errata ao Relatório do questionário de acompanhamento farmacoterapêutico aplicado na população de Itajaí referente a COVID-19 – Camphoraofficinallis 1M como medicamento profilático para COVID -19.

O Secretário Municipal de Saúde do Município de Itajaí, Emerson Roberto Duarte, em atenção à Recomendação n. 0006/2020/09PJ/ITJ, emitida no Inquérito Civil n. 06.2020.00003166-7, publica a presente errata ao Relatório do questionário de acompanhamento farmacoterapêutico aplicado na população de Itajaí referente a COVID-19 – Camphoraofficinallis 1M como medicamento profilático para COVID -19, para fazer constar no site do Município, com as seguintes correções:

1) O percentual divulgado de 43,9% menor de óbitos entre os que tomaram Camphora 1M FC em comparação com os pacientes que não tomaram não corresponde com a realidade, tendo em vista a reanálise dos nomes utilizados para o referido relatório, verificando-se, ainda, que não há qualquer evidência científica de diminuição do número de óbitos entre os que fizeram uso da Camphora e os que não fizeram.

2) A amostra reduzida de dados obtida pela pesquisa realizada não permite a conclusão científica que "as pessoas que tomaram Camphora 1M FC, apresentaram 21,8% menos sintomas do que aquelas que não a tomaram".

3) Que os números estatísticos para os fins do referido relatório são:
• 42.914 registros de usuários que receberam a Camphora 1M FC no período base da pesquisa.
• No período pesquisado ocorreram 47 óbitos, sendo 11 óbitos entre os 42.914 usuários que tomaram Camphora e 36 óbitos dentre as 176.222 pessoas que não tomaram Camphora.
• O universo de pessoas para a realização da pesquisa leva em consideração a população total de Itajaí de 219.536, dos quais 42.914 retiraram o produto e 176.622 não retiram o produto Camphora 1M FC distribuído pelo Município.

4) Republicar o gráfico constante da página 22 do Relatório com as seguintes informações:

[GRÁFICO] Comparação de óbitos por COVID-19 entre pessoas que tomaram e que não tomaram a CAMPHORA 1 M FC (47 óbitos)
0,0204% - Percentual de óbitos entre os que NÃO Tomaram CAMPHORA 1 MFC
0,0256% - Percentual de óbitos entre os que Tomaram CAMPHORA 1 MFC

Pelo presente, o Secretário Municipal de Saúde determina a retirada do referido relatório da publicação oficial do Município, e, tendo em vista a amostra reduzida e ausência de característica de pesquisa científica, determina ainda que não se promova a publicação de nenhum outro relatório relativo à CAMPHORA 1M FC até decisão em contrário.

Itajaí, 25 de novembro de 2020.

Emerson Roberto Duarte
Secretário Municipal de Saúde

 

CONFIRA A ERRATA COMPLETA NO ANEXO ABAIXO.

Imagens relacionadas

ERRATA: Correção ao relatório sobre o uso de Cânfora em Itajaí

Arquivos Relacionados

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2021 - Município de Itajaí