Alexsandra Jacintho é a vencedora do concurso Beleza Negra 2020

Premiação realizada na noite de sexta-feira (20) integra as atividades da Campanha Itajaí Sem Racismo
Data de inclusão: 22/11/2020 18:22

A cabelereira trançista Alexsandra Jacintho é a vencedora do concurso Beleza Negra 2020. O evento, realizado na noite de sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, também coroou Verônica Ribeiro Almeida e Iohana Tavares Lopes, segunda e terceira colocadas, respectivamente. Neste ano, devido as restrições de saúde, a premiação aconteceu sem a presença de público, que acompanhou o concurso pela internet. A premiação Beleza Negra 2020 integra as ações da Campanha Itajaí Sem Racismo.

Com o objetivo de valorizar a beleza e a autoestima da mulher negra itajaiense, o concurso Beleza Negra é coordenado pela Secretaria de Promoção da Cidadania, Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi) e Fundação Cultural. Ao longo do ano, as candidatas já haviam participado de um passeio turístico, em Florianópolis, e de um ensaio fotográfico.

Durante o desfile das cinco candidatas, no auditório do Centreventos, estilo, originalidade, simpatia e conhecimento foram os quesitos avaliados pelos jurados. O voto popular da torcida de cada participante, feito pelo site do concurso, também somou pontos para a escolha das vencedoras. Cultura afro-brasileira, religiões africanas, representatividade negra, arte preta e a importância do ensino de história africana nas escolas foram os assuntos abordados no quesito conhecimento.

Presente no concurso como um dos jurados, o secretário municipal de Promoção e Cidadania, Everton Wan-Dall Alves, agradeceu a participação de todas as candidatas e destacou a importância do Dia da Consciência Negra para o município de Itajaí. “Que este dia não seja só de celebração, mas de uma data de consciência e para o fortalecimento dessa luta para abolirmos, de uma vez por todas, o racismo da sociedade itajaiense, catarinense e brasileira”, salientou Wan-Dall Alves.

A noite da Beleza Negra 2020 contou com as apresentações artísticas da cantora Dandara Manoela, do músico Chico Preto e do poeta Hang Ferrero. A Companhia de Dança Millennium também abrilhantou o concurso, trazendo danças e coreografias da cultura afro-brasileira durante o desfile das candidatas.

Mês da Consciência Negra
A terceira edição da Campanha Itajaí Sem Racismo, que é realizada no mês da Consciência Negra, busca enaltecer a cultura afro-brasileira presente no município, além de promover o debate sobre o combate e a superação ao racismo. Além do concurso Beleza Negra, destaque também para o Prêmio Simeão, uma homenagem de valorização do negro na sociedade itajaiense, que acontece na próxima quarta-feira (25). Palestras, oficinas de saúde e atividades desenvolvidas com os alunos da rede municipal de ensino completam a programação.

Clique aqui e confira as fotos do concurso Beleza Negra 2020

_____________________________