Utilidade Pública: Funcionamento dos cemitérios e orientações para o feriado de Finados

Data de inclusão: 27/10/2020 17:53

Para organizar o fluxo de pessoas e evitar aglomerações durante o fim de semana e no feriado de Finados, o Município de Itajaí informa que o horário de funcionamento dos cemitérios municipais da Fazenda e do Espinheiros será estendido: até as 19h, no bairro Espinheiros, e até as 19h30, na Fazenda. Em ambos, a abertura dos portões será às 6h. Neste ano, medidas preventivas de saúde deverão ser observadas pela população, como o uso obrigatório de máscaras, em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19).

No Cemitério Municipal da Fazenda, a entrada de veículos será permitida somente até o sábado (31). No domingo (1º) e na segunda-feira (02), Dia de Finados, o trânsito para automóveis estará fechado, somente sendo permitida a entrada de pessoas a pé.

Nos cemitérios da Fazenda e do Espinheiros, a limpeza de sepulturas também será permitida somente até sábado. Durante a lavagem de jazigos e túmulos, a Secretaria de Saúde de Itajaí orienta os moradores a eliminar pontos com acúmulo de água e dar preferência a flores artificiais ou plantadas em vasos com terra – sem pratos para aparar água.

Também é aconselhável retirar as embalagens plásticas que acompanham os vasos de flores e descartar todo o lixo e os recipientes usados na limpeza dos túmulos. Outra orientação é a de retirar os suportes que represam água nas capelas para queima de velas e realizar a manutenção das floreiras de concreto com furos para permitir o escoamento da água.

Prevenção ao coronavírus
Neste ano, em virtude da pandemia de coronavírus, as autoridades de saúde recomendam que as visitas aos cemitérios sejam realizadas ao longo desta semana que antecede o Dia de Finados, para evitar tumultos e grande aglomeração de pessoas durante o feriado.

Conforme a Norma Técnica nº 35/2020, expedida pela Secretaria de Estado de Saúde, será obrigatório o uso de máscaras por todos os visitantes e trabalhadores dos cemitérios. Também é recomendado manter o distanciamento social (1,5 metro) e que o tempo de permanência dos visitantes no local não ultrapasse 45 minutos.

São de administração e manutenção municipal os cemitérios dos bairros Fazenda e Espinheiros. Outros sete cemitérios são administrados pela Mitra Arquidiocesana, com sepultamentos e manutenção do Município de Itajaí: Itaipava, Quilômetro 12, Laranjeiras, Campeche, Brilhante I, Brilhante II e Limoeiro. Há na cidade, ainda, outros dois cemitérios particulares: Bosque das Palmeiras e Parque dos Crisântemos.