Utilidade Pública: Audiência apresenta novo modelo de transporte coletivo para Itajaí

Data de inclusão: 23/09/2020 19:09

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação realizou, na tarde desta quarta-feira (23), uma Audiência Pública Online sobre a rede de transporte coletivo de Itajaí, cujo novo sistema será licitado. Os técnicos do Município de Itajaí se reuniram no plenário da Câmara de Vereadores e se conectaram com técnicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cidadãos, empresas e entidades por meio de plataformas digitais.

O corpo técnico apresentou os estudos que justificaram a elaboração do edital e a proposta de organização do transporte público coletivo que será licitado. A previsão é publicar o edital nos próximos 15 dias úteis. Durante a audiência também foram respondidos os questionamentos da sociedade, enviados de forma online, e de vereadores presentes no plenário.

Confira a audiência completa no YouTube (Clique aqui)
Faça download do material apresentado (no final da página)

Toda a proposta do edital é aberta a alterações e inclusões de linhas, modelos e serviços. A proposta inicial envolveu os estudos técnicos do Laboratório de Transportes da UFSC (LabTrans), do corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Município de Itajaí, além da consulta popular por meio de pesquisas e ferramentas de interação. O resultado do trabalho passou pela aprovação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

Conheça a proposta do edital
A proposta garante o acesso universal ao transporte e propõe uma cobertura de 95% da área urbana. Baseado nas consultas populares e nos estudos técnicos, a proposta priorizará tarifa com preço justo, maior frequência de ônibus, viagens mais rápidas, novas opções de percursos, sistema de linhas integradas, atualização da frota, desenho universal, novos e mais locais de embarque e desembarque, bem como informações disponíveis e de fácil compreensão do sistema.

O processo licitatório buscará a proposta de menor valor apresentada, cuja empresa comprove com capacidade técnica de executar o projeto nos próximos 20 anos.

O edital propõe 29 linhas de ônibus com quatro terminais e três terminais de integração. Os estudos apontaram para sete tipologias de linhas: troncal; alimentador; circular; perimetral; industrial; rural; lazer e turismo.

- Linhas troncais: realizam os eixos principais da cidade com linhas a cada 15 ou 30 minutos.
- Alimentadoras: direcionarão para as linhas troncais com ônibus a cada 30 minutos.
- Circulares: realizarão trajetos locais, moduladas nos dois sentidos com linhas a cada meia hora.
- Perimetrais: terão linhas a cada uma hora e darão conta das áreas mais afastadas da cidade.
- Industriais: atenderão as zonas com grande número de indústrias na cidade.
- Rurais: focarão na zona rural de Itajaí.
- Lazer e turismo: atenderá as regiões das praias e turísticas no município.

Frota
A frota será composta por 44 ônibus, sendo 40 para operação e quatro reservas. Todos os veículos serão equipados com condições plena de acessibilidade, rede de internet via WI-FI gratuito e equipados com ar-condicionado.

Serão cinco ônibus articulados para as linhas troncais; nove ônibus pesados (tradicional) para as linhas perimetrais, industriais e rurais; outros 15 ônibus leves de piso baixo para as linhas troncais e alimentadoras; 1 midi ônibus para a Linha Centro nos dias comerciais e Lazer e Turismo nos finais de semana e feriados; e mais 15 micro-ônibus para as linhas Rurais com suspensão adaptada.

Tarifa
A tarifa terá os valores unitários de R$ 4,30 no cartão e R$ 4,50 no dinheiro, com direito a uma integração no período de uma hora. No entanto, o sistema permitirá a tarifa diária para um número ilimitado de integrações e embarques durante o período de um dia. Esse modelo também possui variações para tarifas semanais e mensais com desconto sobre o valor diário. A tarifa teria o preço de R$ 6 no dia, R$ 36 na tarifa semanal (com o custo de R$ 5,14 por dia) e R$ 156 no valor mensal (custo de R$ 5,13 ao dia).

Arquivos Relacionados