3ª Semana Cultural Lusitana de Itajaí promove formação para professores

Curso online, alusivo ao Dia do Folclore, ocorrerá em 14 de agosto, às 14h
Data de inclusão: 11/08/2020 15:37

A 3ª Semana Cultural Lusitana de Itajaí promove neste sábado (14), às 14h, um curso online e gratuito para professores da Rede Municipal de Ensino. A formação vai abordar a cultura portuguesa e de base açoriana. As inscrições podem ser feitas por meio do Programa Cultura e Travessura, da Secretaria de Educação. O projeto cultural tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí.

Alusivo ao Dia do Folclore (22 de agosto), o curso atende uma demanda dos professores da rede municipal identificada pelo Grupo Folclórico Eduxi, de Itajaí. A formação será online e terá duração de 1 hora, com direito a certificado de conclusão. Aos professores interessados em seguir com a pesquisa, poderão acessar a uma plataforma com diversos conteúdos relacionados, que será lançada no dia do Curso. Os interessados podem se inscrever diretamente com o Programa Cultura e Travessura pelo e-mail: culturaetravessura@itajai.sc.gov.br.

O curso será ministrado pelos professores e folcloristas Graziela Pereira e Luiz Antônio Patrício, que têm ampla experiência na área da dança e folclore. Um dos conteúdos abordados na formação será a tradição folclórica açoriana “Pão-por-Deus”. Em Portugal, esse ritual era uma forma de oferecer pão e outros alimentos aos mortos no Dia de Todos os Santos (1 de novembro). No Brasil, a dinâmica chegou através da troca de mensagens entre enamorados.

Durante o curso, os professores vão conhecer mais sobre essa tradição, sua origem e ainda terão acesso a dicas de atividades complementares que podem ser desenvolvidas em sala de aula.

3ª Semana Cultural Lusitana
O curso de formação para professores é uma das ações do projeto Semana Cultural Lusitana de Itajaí – Edição Especial 200 anos de Colonização. A iniciativa conta com uma plataforma online a ser lançada na próxima semana com diversos conteúdos sobre a cultural portuguesa e de base açoriana.

Adaptado para ocorrer online devido à pandemia de coronavírus, o projeto cultural conta ainda com mostra virtual de danças com seis grupos folclóricos do Estado, documentário “Dez ilhas e um mundo”, da TAC produções (Itajaí-SC), entre outros conteúdos. O acesso é gratuito.

A Semana Cultural Lusitana de Itajaí tem apoio da Prefeitura de Itajaí e da Fundação Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Mais informações sobre as ações do projeto estão disponíveis no Instagram projeto @culturapopularitajai.

3ª Semana Cultural Lusitana de Itajaí promove formação para professores