Vamos ao Teatro terá exibição online de espetáculo de animação neste domingo (26)

Peça conta a história da Guerra do Contestado
Data de inclusão: 22/07/2020 16:29

Já virou tradição assistir aos espetáculos do Vamos ao Teatro, edição #EmCasa, aos domingos. Nesta semana, o programa da Fundação Cultural transmitirá a peça “Contestados” da Cia Mútua. A transmissão do espetáculo de animação será feita às 19h, através do canal do YouTube da companhia e, logo após, o elenco fará uma conversa ao vivo com o público.

Acesse e se inscreva no canal da Cia Mutua

O espetáculo
Estreado em março de 2019, o espetáculo “Contestados” é o resultado de uma extensa pesquisa bibliográfica e de campo feita entre 2018 e 2019. Os dados levantados foram o alicerce para o desenvolvimento de uma dramaturgia original, pautada na atuação de duas atrizes - uma catarinense e uma argentina - que contam a história através do olhar de uma personagem da época: uma cabocla.

A linguagem do teatro de animação utilizada é a figura plana, sustentada pelo elemento terra, presente em toda a obra. A montagem também se utiliza da projeção de imagens do documentário “Terra Cabocla”, de Márcia Paraíso, apresentando um recorte de entrevistas, que complementam a dramaturgia.

A Guerra do Contestado foi um conflito de terras ocorrido entre os estados do Paraná e Santa Catarina, entre 1912 e 1916, envolvendo o Exército Brasileiro, a empresa norte-americana Brazil Railway e milhares de locais. E embora seja a maior guerra camponesa da América do Sul, ainda é pouco estudada nos bancos escolares e seus impactos para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região caem no esquecimento.

#EmCasa
A Fundação Cultural de Itajaí adaptou o projeto Vamos ao Teatro, tradicionalmente realizado no Teatro Municipal, para acontecer em ambiente online. A ação contempla dez grupos de teatro locais para realizar apresentações de espetáculos virtuais de forma gratuita a população.

A programação é liberada mensalmente e as transmissões acontecem semanalmente, aos domingos, no mês de julho. As apresentações são replicadas nas mídias da Fundação Cultural e da Prefeitura de Itajaí.

___________________________
Fundação Cultural