Itajaí entrega novas unidades de saúde às comunidades do Rio Bonito e Bambuzal

Espaços mais amplos e modernos começam a atender ao público na próxima segunda-feira (6)
Data de inclusão: 03/07/2020 17:49

O Município de Itajaí entregou nesta sexta-feira (3) duas novas unidades básicas de saúde para qualificar o atendimento à população. Mais modernas e amplas, as UBS Bambuzal e Rio Bonito passaram por reforma e ampliação para melhor atender moradores e profissionais de saúde. Foram investidos aproximadamente R$ 2,5 milhões nas obras, com recursos próprios da Saúde. As novas unidades atendem uma população de cerca de 30 mil pessoas.

A entrega dos espaços não teve cerimonial de inauguração devido à pandemia de coronavírus. Ocorreu apenas o ato oficial de descerramento de placa com a presença do prefeito Volnei Morastoni. O atendimento ao público nos novos postos inicia na segunda-feira (6), das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

“Estamos entregando dois espaços modernos, amplos e com ótima infraestrutura para atender a comunidade e os servidores. Essas obras foram construídas totalmente com recursos próprios e é uma alegria entregar estas unidades de saúde. Aqui o acolhimento e a humanização serão as palavras mais importantes”, comentou o prefeito Volnei Morastoni.

Uma das maiores UBS do país

A Unidade Básica de Saúde Rio Bonito se tornou uma das maiores do país, com mais de 1,2 mil metros quadrados de área construída. O local triplicou de tamanho com a reforma e ampliação para abrigar seis equipes de Estratégia Saúde da Família. Agora, o posto conta com 15 consultórios clínicos com banheiros acessíveis, seis consultórios odontológicos e sala de espera com 132 lugares. O investimento na obra foi de cerca de R$ 2 milhões, com recursos próprios.

Além disso, a UBS Rio Bonito possui sala de vacina, sala de medicação, sala de curativo, sala de reuniões, sala para agentes comunitários de saúde, área de convívio interno para servidores com refeitório, copa, cozinha e vestiários, sala de procedimentos, farmácia, entre outros ambientes. A nova sede ainda é totalmente climatizada e informatizada.

A unidade fica localizada na Avenida Nilson Edson dos Santos, s/nº, loteamento Rio Bonito. Telefone: (47) 3908-5746.

Próxima da comunidade

Já a UBS Bambuzal volta a ficar mais próxima da população. Após a reforma e ampliação, a unidade passou a contar com 247,3 metros quadrados de área total. As novas instalações possuem quatro consultórios clínicos, um consultório odontológico, sala de esterilização e expurgo, sala de triagem, sala para agentes comunitários de saúde, sala de acolhimento, sala de medicação, sala de vacina, sala de gerência e farmácia.

O local tem ainda banheiros acessíveis, estacionamento, recepção e sala de espera. O investimento na obra foi de aproximadamente R$ 402 mil, também com recursos do Fundo Municipal de Saúde.

“Essas unidades de saúde vão beneficiar mais de 30 mil pessoas do nosso município que vivem nos loteamentos Rio Bonito e Bambuzal, além de trazer melhores condições de trabalho aos servidores, com espaços arejados, confortáveis e modernos”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

A unidade fica localizada na Rua São Joaquim, 399, loteamento Bambuzal. Telefone: (47) 3908-5714.

Itajaí entrega novas unidades de saúde às comunidades do Rio Bonito e Bambuzal