Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Fundação Cultural cria plataforma para exposições virtuais

Iniciativa é uma parceria com a Câmara Setorial de Artes Visuais
Data de inclusão: 25/06/2020 18:38

Com as galerias de artes visuais de Itajaí fechadas por conta da pandemia do coronavírus, a Fundação Cultural, em parceria com a Câmara Setorial de Artes Visuais de Itajaí, lançará o primeiro site de exposições virtuais. A plataforma estará disponível a partir da próxima terça-feira (30) neste link.

A iniciativa busca levar ao público o acesso às exposições que aconteceriam de forma presencial nas galerias municipais para o ambiente digital. No lançamento, três exposições ficarão disponíveis para visitação: “O espaço entre nós”, de Sarah Uriarte e Kim Coimbra; “O que sucede os dias”, de Sandra Coelho e Leandro Maman; e “As cores dos barcos nas margens do rio Itajaí-Açu”, de Antonio Floriano.

“A manutenção do circuito artístico visual se dá através de pensar políticas públicas para o setor, gerar diálogo e preencher espaços. A adaptação do edital de ocupação das galerias é um desses desdobramentos”, explica a artista visual e representante da Câmara Setorial de Artes Visuais, Bill.

As exposições

“O espaço entre nós” é formado por trabalhos de autoria compartilhada que propõem relações entre fotografia, vídeo e performance, a partir das pesquisas individuais e do próprio relacionamento dos artistas. Nos processos são experimentadas formas de ocupar espaços que se dão pelo discurso e por seus próprios corpos; aproximações e distanciamentos; tensionando assim os pesos e forças em uma relação de trabalho e de partilha de vida, onde as disputas são inevitáveis e as negociações exigem um cuidado constante.

Já a exposição “O que sucede os dias” é uma ampliação e continuidade da obra homônima exposta em 2013 na Casa da Cultura Dide Brandão, integrante da exposição coletiva “A Arte da Cidade”. A mostra tem caráter dinâmico e é alimentada diariamente com imagens reais e atualizadas das regiões fotografadas. Desta forma, o espectador poderá acompanhar a dinâmica da cidade, seu movimento, cor, clima e poética da vida cotidiana, capturada em horários diversos.

“As cores dos barcos nas margens do rio Itajaí-Açu” é uma exposição pensada para Galeria Dinyz Domingos com fotografias de Antonio Floriano, que há muito pesquisa a construção dos barcos de madeira nas duas ribeiras de Itajaí e Navegantes. A forma dos barcos, sua montagem, suas cavernas, a luz e a sombra sempre interessaram Floriano, que desde cedo encontra na intimidade dos cheiros, dos sonos, da ambiência dos estaleiros um conforto que se desdobra em suas obras. As cores, as texturas e as linhas dessa série de fotos são o resultado do trabalho de chegar ao estaleiro e percorrer com seus olhos o dorso do costado dos barcos; na maioria das vezes, quando são puxados para reparo.

"Essa iniciativa surgiu através do diálogo entre a Fundação e a Setorial pensando em uma forma de viabilizar o trabalho artístico neste momento. É um marco para o setor e para o município. Queremos prestigiar nesses dois primeiros meses nossos artistas locais e valorizar a importância trabalho das artes visuais itajaienses”, comenta a diretora da Fundação Cultural de Itajaí, Schibian Philemonn Oliveira. 

Imagens relacionadas

Fundação Cultural cria plataforma para exposições virtuais
Fundação Cultural cria plataforma para exposições virtuais
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí