Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Museu Etno-Arqueológico de Itajaí lança projeto Cápsula do Tempo – Memórias de 2020

Proposta é recolher fotos e cartas com lembranças da população e preservá-las por uma década; iniciativa celebra 10 anos da instituição
Data de inclusão: 25/06/2020 15:01

Daqui a dez anos, que lembranças teremos deste tão intenso ano de 2020? Em comemoração ao seu décimo aniversário, celebrado nesta quinta-feira (25), o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí lança o Projeto “Cápsula do Tempo – Memórias de 2020”, que pretende reunir e guardar, por uma década, fotos e cartas enviadas pela população, contando um pouco de suas experiências neste ano ímpar para a história da humanidade. O prazo para o envio do material vai até o dia 31 de agosto de 2020.

Pessoas de qualquer idade podem participar do projeto Cápsula do Tempo. Basta escrever uma ou mais cartas, que devem ser endereçadas ao Museu Etno-Arqueológico de Itajaí (Avenida Itaipava, nº 3901, bairro Itaipava, Itajaí-SC, CEP 88316-301). Fotos, desenhos e gravuras também poderão ser enviadas. O envelope deve conter os dados completos do remetente e não poderá ultrapassar o tamanho A4.

As cartas podem ser encaminhadas pelos Correios, depositadas na caixa de correspondência do Museu Etno-Arqueológico, ou através do e-mail: capsuladotempo.museuetno@itajai.sc.gov.br. Na correspondência enviada (envelope lacrado com cola), o participante poderá escrever suas memórias em relação a este ano de 2020, suas esperanças e a visão do que ele e sua comunidade esperam para a próxima década.

“Queremos lembrar que o Museu Etno não está aberto ao público neste momento, por causa das medidas de saúde. Mas continuamos com nossa missão de preservar a memória e a cultura de nossa gente. Por isso, nos preocupamos em guardar as lembranças deste momento histórico”, comenta Eliane Cristino da Silva, diretora de Museus e Arquivo na Fundação Genésio Miranda Lins. “É uma carta para o ‘você do futuro’, só abriremos daqui a dez anos. Esta é a importância desse projeto, de preservar a memória das pessoas”, enfatiza Eliane.

2030
Após o fim do período de recebimento das cartas e demais materiais, a “Cápsula do Tempo – Memórias de 2020” será enterrada no pátio do Museu Etno, próximo ao Laboratório de Arqueologia, onde será feita uma escavação para a acomodação do recipiente. O processo de lacre da cápsula será realizado durante a comemoração da semana “Primavera dos Museus”, que vai ocorrer no mês de setembro de 2020. O dia e horário desse evento serão posteriormente confirmados e divulgados pela instituição nos meios de comunicação da Prefeitura de Itajaí e imprensa. No local em que a cápsula for enterrada, também haverá uma placa com a identificação do dia do lacre e da data para a abertura.

Daqui a dez anos, em 25 de junho de 2030, em comemoração aos 20 anos do Museu Etno-Arqueológico de Itajaí, haverá o ato solene para abertura do projeto Cápsula do Tempo. Na ocasião, serão convidadas autoridades, servidores e também aqueles que fizeram parte do projeto neste ano, para que as gerações do passado e do presente possam, juntas, analisarem as transformações ocorridas ao longo da década.

Projeto Cápsula do Tempo – Memórias de 2020
Período de envio de cartas: 25/06 a 31/08/2020

Endereço para envio:
Museu Etno-Arqueológico de Itajaí
Avenida Itaipava, nº 3901, bairro Itaipava
Itajaí-SC – CEP 88316-301
E-mail: capsuladotempo.museuetno@itajai.sc.gov.br

Informações adicionais:
Fundação Genésio Miranda Lins
Museu Etno-Arqueológico de Itajaí
(47) 3346-5715

Imagens relacionadas

Museu Etno-Arqueológico de Itajaí lança projeto Cápsula do Tempo – Memórias de 2020
Museu Etno-Arqueológico de Itajaí lança projeto Cápsula do Tempo – Memórias de 2020
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí