Porto de Itajaí mantém crescimento na movimentação em 2020

Complexo registrou aumento de 16% no número de contêineres movimentados
Data de inclusão: 23/06/2020 18:24

O Porto de Itajaí segue mantendo índices positivos de movimentação em 2020. Mesmo diante de um cenário de incertezas na economia, devido à pandemia de coronavírus, o complexo registrou um crescimento 16% na movimentação de contêineres no acumulado do ano – de janeiro a maio. Em relação à quantidade de toneladas movimentadas, o saldo também é positivo: aumento de 12% na comparação aos cinco primeiros meses de 2019.

O saldo isolado deste último mês, em relação a maio de 2019, também é positivo. O complexo portuário registrou crescimento de 9% na movimentação de contêineres e de 4% na tonelagem. A movimentação de cabotagem (navegação entre portos do mesmo país) também contribui para o saldo positivo geral do terminal, que apresentou índices de crescimento de 11% na exportação e 7% na importação.

“O Porto de Itajaí tem sido um terminal gigante para o país quando o assunto está relacionado à sua movimentação e concorrência no mercado portuário. Mesmo passando por essa pandemia, o efetivo de trabalhadores que labutam na atividade portuária mostra todo o seu esforço, empenho e dedicação, que faz toda a diferença. Ganha Itajaí, ganha o complexo e ganham todos aqueles que incrementam nossa economia”, destaca Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí.

O Superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Marcelo Werner Salles, também destaca os bons números apresentados em 2020, pois, apesar da pandemia, e com toda a possibilidade de retração na atividade de comércio exterior e movimentação marítima, o terminal vem conseguindo manter um padrão positivo de movimentação em relação ao ano anterior.

“No início do ano, já se anunciava um crescimento acentuado para 2020. Porém, diante de toda essa questão da COVID-19, houve uma apreensão na manutenção da atividade, classificada com essencial. Passados esses primeiros meses, ficamos muito felizes com os números e com a garantia de manter ativa nossa operação portuária”, destaca Salles. “Isto não é mérito individual, mas uma conquista de toda a comunidade portuária, a quem nós agradecemos”.

Porto de Itajaí mantém crescimento na movimentação em 2020