Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Coronavírus: 95% dos casos ativos ficam em isolamento domiciliar

Índice médio de internação hospitalar na cidade é de 4,97% entre os pacientes ativos
Data de inclusão: 08/06/2020 19:33

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que 95% dos casos ativos de coronavírus registrados em Itajaí são leves e não precisam de internação hospitalar. O dado, baseado nos onze últimos boletins epidemiológicos do município, mostra que a média de pacientes positivos para COVID-19 que ficam internados em hospitais é de 4,97%. O restante se recupera em casa, cumprindo o mínimo de 14 dias de isolamento. Itajaí registrou, até este domingo (7), 768 casos confirmados, sendo que 428 pessoas já se curaram da doença.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

“A maior parte dos casos confirmados de COVID-19 em Itajaí tem sido leves a moderados, ou seja, são pacientes que conseguem se recuperar da doença em isolamento domiciliar. Apesar disso, temos que continuar seguindo as medidas de isolamento e distanciamento social, bem como o uso de máscaras e a higiene das mãos, pois o índice médio de internação é de 5% entre os casos ativos”, ressalta o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

O percentual médio dos casos que necessitam de internação foi feito com base nos últimos onze boletins epidemiológicos do município (105 ao 115/2020). O levantamento feito pela Secretaria de Comunicação de Itajaí analisou o número de casos positivos internados entre os casos ativos, ou seja, aquelas pessoas que ainda não se recuperaram da doença. A média de internações nas pessoas que estão com a doença foi de 4,97% – esse índice variou entre 3,2% e 7,2% no período analisado.

Conforme a Vigilância Epidemiológica de Itajaí, um paciente que necessita de isolamento clínico fica em média 10 dias internado em hospital. Já os casos graves, que ocupam leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ficam em média de 4 a 6 semanas em internação hospitalar.

“O tempo de internação dos casos graves da COVID-19 é elevado, por isso a população precisa se conscientizar que manter o isolamento social e as medidas de prevenção é a melhor forma de evitar a propagação do vírus. Dessa forma, o sistema de saúde conseguirá absorver a demanda de atendimento”, afirma Duarte.

Casos curados

O índice de casos curados no município é de 55,7%. Foram registrados até domingo (7) 768 pessoas infectadas pelo coronavírus. Deste total, 428 já estão recuperados e 326 ainda estão em tratamento. Já o índice de letalidade no município é de 1,8% - foram notificadas 14 mortes até o momento em decorrência da COVID-19.

Leitos de UTI

Atualmente, o Hospital Marieta Konder Bornhausen conta com 30 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com COVID-19. Nesta segunda-feira (8) à tarde, 63,3% destes leitos estavam ocupados por pacientes da região – 11 deles estavam vagos. Nas próximas duas semanas, a expectativa do Município é que mais 20 leitos sejam ativados no hospital, totalizando 50 leitos de UTI exclusivos para coronavírus.
 

Imagens relacionadas

Coronavírus: 95% dos casos ativos ficam em isolamento domiciliar
Coronavírus: 95% dos casos ativos ficam em isolamento domiciliar
Coronavírus: 95% dos casos ativos ficam em isolamento domiciliar
Coronavírus: 95% dos casos ativos ficam em isolamento domiciliar
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí