Grupo de Itajaí lança Diário de Criação para montagem de espetáculo

Ensaios e pesquisa estão sendo trabalhados online e público pode acompanhar no site da Téspis Cia. de Teatro
Data de inclusão: 04/06/2020 18:37

A Téspis Cia. de Teatro lançou o “Diário da Criação”, um espaço online no site do grupo onde serão compartilhadas ideias e as fases da montagem do seu novo espetáculo para crianças - viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí e em desenvolvimento. A criação do Diário aconteceu após a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Os interessados em conferir as novidades, podem acessar o site do grupo aqui

“Enquanto não podemos reabrir nossos teatros e espaços de ensaio, criação e apresentação, buscamos maneiras de continuar trabalhando, levando arte para o público e garantindo nossa subsistência econômica”, explica Max Reinert, diretor do espetáculo.

No ‘Diário de Criação’, postagens são compartilhadas para mostrar um pouco do trabalho, à distância, dos atores e atrizes envolvidos nesta montagem da Téspis e as inspirações para realização do novo trabalho. Desta vez, a Téspis irá apostar no teatro de animação, com todas as suas variações — máscaras, bonecos, objetos e outros recursos — além da presença do ator como eixo fundamental para a criação teatral.

Entre as referências do grupo para a idealização da produção, estão livros, como 'Teatro de Máscaras', organizado por Nini Valmor Beltrame e Milton de Andrade, artigos e vídeos, que, por sugestão da atriz e professora da companhia Denise Luz, foram utilizados nos encontros virtuais para leitura e discussão, ampliando o repertório dos envolvidos na produção.

Materiais individuais criativos também são compartilhados. Trata-se de criações feitas pelos atores em casa e que foram construídas pelo grupo por meio de vídeo conferência ou através de gravações de celular. Em um dos primeiros exercícios, o elenco foi desafiado a criar personagens que deveriam dialogar com a ideia inicial da montagem, cujo tema é o 'papel'.

“Diferentemente de produções anteriores, inspiradas em textos clássicos – Alice no País das Maravilhas e O Patinho Feio -, dessa vez, o grupo trabalha na criação de uma peça completamente inédita", contou Max.

O resultado está no site do grupo, na categoria ‘Diário de Criação’ e também pode ser visto no canal da Téspis no Youtube, na playlist ‘Projeto Montagem 2020’

O novo espetáculo para crianças produzido pela Téspis foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Prefeitura de Itajaí e Fundação Cultural de Itajaí. A estreia está prevista para o final do segundo semestre de 2020.
___________
Camila Gonçalves