Serão quase três mil famílias beneficiadas com a ação
Data de inclusão: 01/06/2020 15:56

Alunos cadastrados no programa Bolsa Família receberão kits com alimentação escolar. O Município de Itajaí distribuirá quase três mil kits a partir de quinta-feira (04). A medida destina os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) às famílias mais necessitadas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é fornecer alimentação de qualidade aos estudantes que estão afastados das atividades escolares devido à pandemia de coronavírus (COVID-19).

A primeira entrega seguirá até dia 10 de junho e contemplará 2909 alunos. Cada kit terá três quilos de arroz, três quilos de feijão, dois quilos de macarrão, um quilo de sal, uma garrafa de óleo de soja, dois litros de leite (ou fórmula), duas dúzias de ovos, banana e tangerina orgânicas, batata doce, beterraba, cenoura e maçã. Os alunos com restrição alimentar receberão o kit com os alimentos componentes de sua dieta especial.

Como funcionará as entregas
Os gestores de cada unidade escolar são os responsáveis por entrar em contato com as famílias cadastradas para informar a data e o horário da entrega. Não será concedido o benefício a nenhuma criança fora do programa federal Bolsa Família. De acordo com a Secretaria de Educação, cada família receberá a quantidade de kits correspondente ao número de filhos matriculados na rede.

Para evitar aglomerações no momento das entregas, serão organizadas filas com o distanciamento social seguro e o uso obrigatório de máscaras. As unidades também disponibilizarão álcool em gel, para que as pessoas possam higienizar as mãos. O fiscal de alimentação de cada unidade escolar estará no local para a coleta das assinaturas dos responsáveis pelo recebimento dos kits.

A primeira etapa de entrega é referente ao mês de maio. A segunda será entre os dias 24 e 30 de junho, correspondente ao mês atual. Com a determinação do Governo do Estado pela suspensão das aulas até 02 de agosto, novas entregas serão programadas pela Secretaria Municipal de Educação de Itajaí.

Por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19), a Secretaria de Educação reuniu uma comissão intersetorial para definir a concessão do benefício. O investimento mensal com os kits será de R$ 300 mil, entre recursos vindos do PNAE para a compra dos alimentos e recursos próprios da Educação para a montagem e distribuição dos kits.