BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CORONAVÍRUS 096

23/05/2020 – 19h
Data de inclusão: 23/05/2020 19:18

Itajaí registrou 27 novos casos de coronavírus neste sábado (23) e chegou a 260 pessoas infectadas. As confirmações foram em 17 mulheres de 10, 14, 22, 23, 26, 27, 27, 30, 30, 40, 47, 50, 52, 56, 62, 67 e 83 anos, sendo uma delas profissional de saúde, e em 10 homens de 27, 31, 37, 37, 41, 45 47, 53, 53 e 58 anos. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar. Seis destes registros não estavam na lista de suspeitos, pois realizaram o teste em outro município. Além dessas confirmações, duas mulheres de 54 e 55 anos, moradoras de Navegantes, fizeram o exame na cidade e receberam resultado positivo. Porém, elas não entram na conta de Itajaí.

A Vigilância Epidemiológica esclarece que o aumento de casos no município deve-se principalmente a ampliação da testagem da população, que iniciou na quinta-feira (21) no Centro Integrado de Saúde (CIS). A contabilização dos testes feitos será gradual. Dos 27 novos casos registrados, 22 foram detectados por meio de testes rápidos, por exemplo. A Vigilância investiga mais três casos anunciados pelo Governo do Estado.

Também foram descartados 83 pacientes com resultados negativos no exame neste sábado. Foram realizadas ainda 25 coletas de exame em casos suspeitos, totalizando 82 pessoas que aguardam resultado do teste em Itajaí.

Entre os 260 casos confirmados de coronavírus em Itajaí, 136 já se recuperaram, 104 estão em isolamento domiciliar, 17 pessoas estão internadas em hospitais e três evoluíram a óbito.

* * *

No Hospital Marieta, há 31 pessoas internadas, sendo 17 em UTI e 14 em isolamento - são 19 casos confirmados e 12 suspeitos. Deste total, 16 pacientes são moradores de Itajaí (9 em isolamento e 7 em UTI), 11 são de Navegantes (4 em isolamento e 7 em UTI), 2 são de Balneário Piçarras (2 em UTI), 1 de Penha (isolamento) e 1 de Piúma/ES (UTI).

Já no Hospital Infantil Pequeno Anjo há uma criança de Ilhota, com suspeita de COVID-19, internada em isolamento.

* * *

Números de casos em Itajaí:

- CASOS CONFIRMADOS: 260
- CASOS CURADOS: 136
- CASOS CONFIRMADOS INTERNADOS: 17
- MORTES: 3
- CASOS SUSPEITOS: 82
- CASOS DESCARTADOS: 1.281
- INTERNAÇÕES NO HOSPITAL MARIETA: 31 (17 casos estão em UTI, sendo 14 confirmados e 3 suspeitos aguardando resultado do exame; e 14 casos em isolamento, sendo 5 confirmados e 9 suspeitos aguardando resultado do exame)
- INTERNAÇÕES NO HOSPITAL PEQUENO ANJO: 1 (um caso em isolamento aguardando resultado do exame)

ENTENDA O BOLETIM:

O Município de Itajaí informa que os números de casos descartados ou confirmados são repassados pelo Governo do Estado e podem alterar a qualquer momento, a medida que os resultados de exames são lançados no sistema. O Governo do Estado também pode, a qualquer momento, anunciar os números em seus canais oficiais.

Por isso, orientamos para que a população aguarde a divulgação dos Boletins Epidemiológicos de Itajaí que trazem os números oficiais da cidade na hora da sua publicação. Será divulgado um boletim diário no fim de cada dia. No entanto, podem haver boletins extraordinários sempre que necessário.

Os dados deste boletim reúnem as informações de todas as unidades de saúde do município, incluindo os Hospitais Marieta Konder Bornhausen e Pequeno Anjo.

- O que são casos confirmados? Total de pacientes que tiveram diagnóstico positivo no exame para coronavírus. Não são descontados os casos que já ganharam alta.
- O que são casos curados? Casos confirmados que cumpriram o mínimo de 14 dias de isolamento e não apresentam mais sintomas.
- O que são casos confirmados internados? Pessoas com coronavírus internadas em hospitais da cidade ou região.
- O que são casos suspeitos? Pacientes com sintomas de coronavírus que tiveram amostra coletada e aguardam resultado do exame.
- O que são casos descartados? Pacientes que tiveram resultado negativo no exame para coronavírus.
- Mortes: Pacientes com COVID-19 que evoluíram a óbito.

Acesse www.itajai.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CORONAVÍRUS 096