Coronavírus: Itajaí lança plataforma de estudos online para alunos da rede municipal de ensino

Estudantes terão aulas não presenciais em ambiente virtual; alunos sem acesso à internet serão atendidos com materiais impressos
Data de inclusão: 07/04/2020 19:56

Mais de 38 mil alunos da rede municipal de ensino terão acesso a aulas não presenciais em uma plataforma de estudos online criada pelo Município de Itajaí: portaldoestudante.itajai.sc.gov.br. O início das aulas está previsto para a próxima semana. Já os estudantes sem acesso à internet serão atendidos com materiais impressos. A medida leva em conta o cumprimento do ano letivo de 2020, que teve aulas suspensas devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).

Na plataforma virtual, os estudantes terão acesso aos estudos e conteúdos das disciplinas correspondentes à série em que estão regularmente matriculados. Os próprios professores dessas turmas é que farão a postagem de materiais e atividades aos seus educandos. Embora as aulas não presenciais permitam a flexibilização de horários, será seguido o cronograma de aulas de cada unidade.

No ambiente online, cada professor terá condições de dar continuidade ao conteúdo já iniciado antes da interrupção das aulas, sem deixar de seguir as Diretrizes Municipais da Educação Básica e o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade.

Pais ou responsáveis: contamos com vocês
Os pais ou responsáveis pelos alunos são peças fundamentais para o bom andamento das aulas não presenciais. Eles receberão um tutorial com o passo a passo para o acesso e navegação no sistema, bem como diversos outros recursos didáticos que vão contribuir para o desenvolvimento do aluno e auxiliar o trabalho dos docentes.

No seu respectivo horário de aula, o próprio professor da disciplina estará online na plataforma para monitorar as atividades, além de todo o acompanhamento das ações por parte de diretores, coordenadores, entre outros profissionais, todos zelando pela qualidade educacional, mesmo diante deste momentâneo e emergencial distanciamento do espaço físico escolar.

Não tenho computador ou internet. E agora?
Os estudantes sem acesso à internet não deixarão de ser atendidos. Semanalmente, as unidades de ensino farão a entrega de materiais impressos às famílias desses alunos. A distribuição vai acontecer nas terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h, para educação infantil e ensino fundamental, e das 19h às 21h, para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Professores sem acesso à internet em suas residências também terão dois dias disponíveis na unidade de ensino em que lecionam para que possam acessar a plataforma e desenvolver seus conteúdos e atividades. Nesses casos, todas as medidas preventivas de combate ao coronavírus serão tomadas, a fim de não colocar em risco a saúde desses servidores.

“Mesmo nos casos em que o aluno mora num bairro distante da escola, vamos procurar deixar o material impresso numa unidade mais perto da residência desta família, ou, ainda, caso necessário, levar até ao aluno todo este material. Temos um mapeamento de todos os estudantes que utilizam o transporte escolar, que moram longe da escola, e é por essas informações que vamos distribuir o conteúdo impresso a todos aqueles que não tem acesso à internet”, destaca Elisete Furtado Cardoso, secretária de Educação.

Respaldo legal
De acordo com a resolução nº 002/2020 do Conselho Municipal de Educação de Itajaí (COMED), as aulas não presenciais no ambiente virtual e com materiais impressos deverão ocorrer durante a suspensão das aulas presenciais, podendo ser mantidas após este período para integralizar o total de horas do ano letivo, no retorno das aulas regulares presenciais. A Medida Provisória nº 934/2020, do Governo Federal, flexibiliza o cumprimento dos 200 dias do ano letivo, mantendo, porém, o total de 800 horas/aulas.