Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CORONAVÍRUS 008

21/03/2020 – 18h30
Data de inclusão: 21/03/2020 18:44

O Boletim Epidemiológico 008 aponta uma redução de dois casos suspeitos em relação ao anterior. Agora são 74 casos aguardando resultado do exame. Um dos casos suspeitos apresentou resultado positivo para coronavírus neste sábado (21), porém o paciente está sendo contabilizado pelo Governo do Estado em Balneário Camboriú, que foi o local da coleta do exame, e não entra como caso confirmado no boletim de Itajaí.

O homem de 65 anos, morador do município, viajou para os Emirados Árabes em um cruzeiro de nacionalidade italiana, retornando ao Brasil no dia 15 de março. O paciente relatou que apresentou sintomas gripais no último dia de cruzeiro (13 de março). Ao chegar em Itajaí, ficou em casa em isolamento. Na terça-feira (17), fez exames e foi internado no Hospital do Coração em Balneário Camboriú, onde realizou o teste para Covid-19 e está sendo acompanhado. Ele segue internado e a Vigilância Epidemiológica de Itajaí também monitora a situação.

O segundo resultado divulgado neste sábado (21) foi negativo para coronavírus e aparece como descartado no boletim. Itajaí registrou o primeiro caso positivo de coronavírus na sexta-feira (20). Trata-se de um paciente de 26 anos, morador de São Paulo (SP), que esteve na cidade a passeio. Na segunda-feira (16), ele se sentiu mal, coletou exames no Hospital Marieta e no dia seguinte retornou para a capital paulista, onde segue em isolamento domiciliar. A Vigilância Epidemiológica de Itajaí acompanha a situação e monitora os contatos próximos no município.

Número de casos em Itajaí:
- CASOS CONFIRMADOS: 01
- CASOS SUSPEITOS: 74 (aguardam resultado do exame coletado)
- CASOS DESCARTADOS: 23 (resultado negativo no exame)
- PESSOAS MONITORADAS EM DOMICÍLIO: 292 (sem coleta de exame)
- INTERNAÇÕES NO HOSPITAL MARIETA: 03 (sendo duas em UTI e uma em isolamento que aguardam resultados de exame)
- INTERNAÇÕES NO HOSPITAL PEQUENO ANJO: 03 (todos os casos em isolamento; dois aguardando resultado do exame e um a ser coletado)

ENTENDA O BOLETIM:

Os boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde são lançados duas vezes por dia, preferencialmente, pela manhã e no fim da tarde. No entanto, podem haver boletins extraordinários sempre que necessário. O objetivo é manter a população informada e evitar a propagação de fake news. Os dados deste boletim reúnem as informações de todas as unidades de saúde do município, incluindo os Hospitais Marieta Konder Bornhausen e Pequeno Anjo.

Desde o fim da tarde de sexta, o boletim foi alterado para melhor compreensão dos dados. Agora os casos suspeitos são apenas aqueles que ainda aguardam o resultado do exame de coronavírus. Anteriormente, era informado o total, incluindo casos já descartados, o que dificultava o entendimento.

O que são casos confirmados? Aqueles pacientes que tiveram diagnóstico positivo no exame para coronavírus.

O que são casos suspeitos? Pacientes com sintomas de coronavírus que tiveram amostra coletada e aguardam resultado do exame.

O que são casos descartados? Pacientes que tiveram resultado negativo no exame para coronavírus.

O que são casos monitorados em casa? Pacientes que viajaram para o exterior ou tiveram contato com casos suspeitos/confirmados de coronavírus e estão em isolamento domiciliar.

> Acesse www.itajai.sc.gov.br/coronavirus e mantenha-se informado

Informações adicionais:
Alô Saúde Itajaí – 0800 642 5500 

Imagens relacionadas

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CORONAVÍRUS 008
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí