Itajaí participa de webconferência com Governo Estadual sobre o coronavírus

Reunião neste sábado (14) serviu para alinhar ações de prevenção à doença
Data de inclusão: 14/03/2020 14:23

O comitê técnico de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus de Itajaí se reuniu pela primeira vez neste sábado (14) para uma webconferência com o Governo do Estado. Os integrantes puderam acompanhar a operação estadual e verificar quais medidas estão sendo tomadas neste momento, bem como alinhar as ações do Município com a situação e orientação do Estado.

> SAIBA MAIS:
Leia todas as notícias sobre coronavírus

Além do prefeito Volnei Morastoni, o encontro reuniu representantes da Secretarias de Saúde e de Comunicação, Defesa Civil, Porto de Itajaí, hospitais Marieta e Pequeno Anjo, SAMU, Univali e Gerência Regional de Saúde de Itajaí. Na sexta-feira (13), após a definição do comitê o Município criou um canal em seu site oficial (itajai.sc.gov.br/coronavirus) para informar a população sobre as ações e ainda repassar notícias sobre a doença.

No encontro deste sábado, o grupo discutiu as primeiras medidas adotadas para prevenção do vírus. Entre elas: orientação presencial aos profissionais de saúde do Município sobre fluxos, protocolos e atendimento de casos, reunião de orientação com gestores da Secretaria de Educação e visitas de orientação em escolas, empresas e órgãos públicos. Ainda foi abordado o plano de contingência do Porto de Itajaí em casos de coronavírus.

"Estamos conectados ao Estado e ao Ministério da Saúde, seguindo as orientações oficiais e dando os devidos encaminhamentos. Estamos analisando também a situação de eventos na cidade, da rede municipal de ensino, de equipamentos, insumos, unidades e o atendimento aos pacientes", destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Até sexta-feira (13), Itajaí registrou 12 casos suspeitos de coronavírus, sendo que 10 deles já foram descartados e dois aguardam os resultados. Nenhum caso confirmado foi registrado até o momento na cidade. Todos os pacientes que viajaram para locais com transmissão do vírus ou tiveram contato com casos suspeitos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Itajaí participa de webconferência com Governo Estadual sobre o coronavírus