Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Coronavírus: conheça as formas de transmissão e saiba como se prevenir

Município de Itajaí monta Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento
Data de inclusão: 13/03/2020 14:57

O coronavírus (COVID-19) faz parte de um grupo de vírus que causa infecções respiratórias. Os primeiros casos de coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. No final do ano passado, porém, um novo agente do vírus foi descoberto, após casos registrados na China. Em um mês, ao final de janeiro deste ano, um boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontava mais de três mil casos registrados no território chinês, quando o país passou a ser considerado uma área de transmissão ativa da doença.

Transmissão

Basicamente, o vírus é transmitido por três formas.

> Por vias respiratórias, pelo ar e por gotículas de espirros e da fala de pessoas infectadas;
> Por contato físico, quando as gotículas infectadas com o vírus alcançam mucosas do olho e nariz, por contato, ou por meio de beijos e abraços;
> Por meio do contato físico em locais de contato frequente, como um corrimão ou maçaneta de porta, por exemplo.

Sintomas

> Tosse seca;
> Febre;
> Cansaço extremo;
> Alguns pacientes também podem sentir dores em várias partes do corpo;
> Congestionamento nasal;
> Inflamação na garganta;
> Diarreia;
> Em casos mais graves, quando a pessoa infectada já possui outras doenças, poderá ocorrer síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Como se prevenir

> Higienizar as mãos é a principal forma de se prevenir contra o novo coronavírus. E, mesmo com as mãos limpas, evite tocar os olhos, nariz e boca.
> Manter limpas superfícies tocadas com frequência, como mesas e outros móveis, e utensílios de uso pessoal, como talheres e toalhas.
> Usar máscaras e lenços descartáveis. Vale lembrar que as máscaras descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas;
> O coronavírus pode ser eliminado de superfícies com o uso de produtos de limpeza de fácil acesso, como desinfetantes, álcool 70%, água sanitária e até mesmo com sabão;
> Evitar o contato com pessoas infectadas e manter os ambientes bem ventilados.

Tratamento

Ainda não existe tratamento específico para o coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento inicial indicado é repouso e consumo de água. Medicamentos para aliviar a dor e a febre, como analgésicos e antitérmicos, também são indicados. A maioria das pessoas se recupera em poucos dias. Apesar da rápida disseminação, a taxa de letalidade desse vírus não passa de 3%, menor do que a gripe H1N1 e a dengue.

Comitê de prevenção

Nesta terça-feira (13) o Município de Itajaí criou o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus, que vai elaborar estratégias conjuntas para combate ao vírus e monitorar a situação na cidade. O grupo de trabalho, que será oficializado por decreto, vai contar com representantes de várias secretarias municipais, em especial Saúde, Educação, Comunicação, Promoção da Cidadania, Assistência Social, Defesa Civil, além do Porto de Itajaí, hospitais e entidades da sociedade civil.

> SAIBA MAIS:
Leia todas as notícias sobre coronavírus

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí