Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização sobre IST durante o Carnaval

Equipe da Vigilância Epidemiológica distribuirá informativos e insumos de prevenção
Data de inclusão: 19/02/2020 17:11

Carnaval é época de diversão, mas também de cuidado com a saúde. Hidratar-se, evitar o consumo excessivo de álcool, manter uma alimentação saudável, dormir bem e usar camisinha em todas as relações sexuais são algumas dicas para curtir a festa com tranquilidade. Em Itajaí, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde também vai orientar os foliões sobre a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuir insumos de prevenção durante o Carnaval.

> Leia mais notícias sobre Saúde

As ações ocorrerão no sábado (22), a partir das 19h, no Mercado Público de Itajaí. Durante a festa, a equipe da Secretaria de Saúde vai entregar preservativos e outros materiais de informação aos visitantes. Já na segunda-feira (24), a partir das 12h, serão entregues preservativos e materiais de orientação, na fila do ferry boat, aos foliões que irão participar do Navegay, em Navegantes.

A Vigilância Epidemiológica também está abastecendo as unidades de saúde e pontos estratégicos com preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes e materiais informativos, visando à conscientização dos moradores para prevenção no Carnaval. O Mercado Público de Itajaí é um dos pontos que os foliões podem retirar camisinhas.

“O objetivo dessas ações é orientar a população sobre as infecções sexualmente transmissíveis, o HIV/AIDS, a prevenção combinada e os testes rápidos para diagnóstico para minimizar a contaminação no município. Carnaval é um momento de alegria, mas também de responsabilidade com a saúde”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Roseli Weber Pinto.

Infecções Sexualmente Transmissíveis

As infecções sexualmente transmissíveis são causadas por dezenas de vírus e bactérias, transmitidos em relações sexuais desprotegidas com uma pessoa que esteja infectada. Por isso, a Vigilância Epidemiológica reforça constantemente a importância de se proteger, incentivando o uso de camisinha, principalmente durante o Carnaval.

As IST aumentam em até 18 vezes a chance de infecção pelo HIV/AIDS. Em 2019, o município registrou 692 casos de sífilis em adultos, 196 casos de HIV, 125 casos de AIDS e 134 casos de Hepatites Virais. A faixa etária jovem, entre 20 e 34 anos, é uma das mais afetadas por essas doenças.

Também estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis. “Na dúvida, procure a unidade de saúde mais próxima de casa e faça o teste. Atualmente, existem testes rápidos para HIV/Aids; sífilis e hepatites virais”, completa Roseli.

Confira alguns cuidados para curtir o Carnaval com segurança:

- Usar camisinha em todas as relações sexuais para se proteger contra as IST, como a sífilis, gonorreia, HIV, HPV e hepatites, além de uma gravidez não planejada.
- Fazer o teste rápido de diagnóstico de IST em uma unidade de saúde;
- Em caso de relação desprotegida, fazer uso da PEP (Profilaxia Pós-Exposição), uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis, que consiste no uso de medicamentos em até 72h para reduzir o risco de adquirir essas infecções, disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Referência de Doenças Infecciosas (Ceredi);
- Se notar sinais de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), procure uma unidade de saúde e informe-se.

> Confira a programação do Carnaval no Mercado Público em Itajaí


_______________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5566

Imagens relacionadas

Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização sobre IST durante o Carnaval
Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização sobre IST durante o Carnaval
Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização sobre IST durante o Carnaval
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí