Reurbanização das ruas Alfredo Eicke e Aleixo Maba marca início da revolução no trânsito de Itajaí

Vias do principal acesso ao bairro Cordeiros foram alargadas e reurbanizadas
Data de inclusão: 25/01/2020 12:45

A entrega da reurbanização das ruas Alfredo Eicke e Expedicionário Aleixo Maba é o marco inicial para novos tempos no trânsito de Itajaí. Considerada uma transformação no local, a obra alargou as vias para proporcionar duas pistas de rolamento, nos dois sentidos, além de ciclofaixas, novas calçadas acessíveis, canteiro central, iluminação em LED e drenagem contra alagamentos. O ato oficial de inauguração, realizado na manhã deste sábado (25), reuniu autoridades e moradores, que celebraram as grandes melhorias deste que é o principal acesso ao bairro Cordeiros.

Com investimentos superiores a R$ 4 milhões, entre desapropriações com recursos próprios e serviços executados pelo financiamento internacional, as obras nas ruas Alfredo Eike e Aleixo Maba representam um avanço importante para a cidade – já que essas ruas fazem ligação com a avenida Reinaldo Schmithausen, que é uma das entradas ao município. Além disso, em alguns pontos o fluxo no trânsito era descontínuo, sem ciclofaixas e as calçadas encontravam-se bastante danificadas.

Concluídas as obras, as ruas oferecem mais segurança para pedestres e ciclistas, além de maior agilidade aos motoristas. Em mais de meio quilômetro, a largura da via foi ampliada de 15 para 20,20 metros. Desta forma, foi possível duplicar as pistas e acabar com os congestionamentos no local, principalmente em horários de picos. As calçadas também foram ampliadas e ciclofaixa implantada, interligando a BR-101 até o Centro.

“Essa é uma importante ligação do Centro com o bairro de Cordeiros e também com o São João, Barra do Rio, Nova Brasília e São Vicente. Havia um estreitamento da via que há anos causava transtornos e insegurança, além de problemas de alagamento. Resolvemos tudo isso com a reurbanização. Entregamos uma nova via que beneficia moradores e comércios da região, pedestres, ciclistas e os motoristas em geral. Foi uma grande transformação e muitas outras obras serão entregues em breve para a melhora da infraestrutura viária da nossa cidade”, ressalta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Conheça a obra
As obras nas ruas Alfredo Eike e Aleixo Maba iniciaram com uma extensão na drenagem das vias, realizadas em fevereiro de 2019. A travessa Penha e rua David Adão Schmitt também receberam obras de drenagem. Após essas intervenções, os primeiros serviços pavimentação e reurbanização.

Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, o projeto levou em consideração as condições urbanas do local, evitando grandes desapropriações (foram 14 ao todo) ou maiores interferências no trânsito das vias. Todo o dimensionamento de calçadas, estacionamentos, faixas de rolamento e das ciclofaixas foram feitas respeitando o alinhamento predial já existente.

Um novo trânsito em Itajaí
O alargamento e reurbanização das ruas Expedicionário Aleixo Maba e Alfredo Eicke é o primeiro passo de uma revolução no trânsito de Itajaí. Outras transformações estão prestes a melhorar em muito a mobilidade urbana em mais três pontos importantes da cidade ainda no início deste ano. Mudanças que trarão novos modais para o fluxo diário bairros-centro-bairros, além mais segurança e acessibilidade.

Estão em fase final as obras de retorno de quadra da rua Luciano Pinheiro da Silva e Heitor Liberato, que vai resolver os congestionamentos na conhecida “rótula do Vanolli”, e o prolongamento da rua Umbelino Damásio de Brito e da rua Uruguai, onde será implantado um grande binário entre essas vias, melhorando consideravelmente o tráfego no centro da cidade.

Além disso, a reurbanização da avenida Campos Novos, no bairro São Vicente, e a construção da ponte entre os bairros São Judas e Cidade Nova estão em andamento para dar novas opções de mobilidade aos cidadãos. Com projetos já licitados, a construção de uma nova ponte entre os bairros São João e São Vicente e as obras dos binários entre as ruas Alberto Werner, José Eugênio Müller, Brusque e Juvenal Garcia devem iniciar até fevereiro de 2020.

Essas grandes obras de mobilidade urbana vão ao encontro da nova realidade de crescimento econômico e social que vive o município de Itajaí. Em busca de desenvolvimento sustentável, tais intervenções trarão maior fluidez nos deslocamentos de veículos, e, sobretudo, vão proporcionar maior segurança a pedestres e ciclistas, contribuindo substancialmente para a melhoria na qualidade de vida de todos.

Vale destacar, ainda, a nova proposta de concessão do transporte público municipal, enviada recentemente ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC), que leva em conta uma consulta popular, feita por meio da ferramenta Itajaí Decide, além de estudos científicos e de planejamento, feitos pelo Laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Após aprovada pelo TCE-SC, a nova licitação será inovadora para a qualidade e quantidade dos ônibus em circulação, no pagamento das tarifas, baldeações e acompanhamento das linhas, trajetos e horários, que poderão ser feitas via aplicativo. Tudo isso para oferecer o transporte público que os itajaienses anseiam e merecem.