Município de Itajaí participa de fórum internacional sobre mobilidade urbana

Em viagem oficial do prefeito de Itajaí, vice assume como prefeito em exercício até 19 de janeiro
Data de inclusão: 14/01/2020 15:03

O Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, fará uma viagem para os Estados Unidos, onde vai participar de um evento sobre mobilidade urbana, a convite do Banco Mundial. A partir desta quarta-feira (15), Volnei cumprirá agenda oficial junto à Missão Internacional da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), no Fórum Transforming Transportation, em Washington/DC. Em ato realizado nesta terça-feira (14), Morastoni transmitiu o cargo ao vice-prefeito, Marcelo Sodré, que responderá como prefeito em exercício até 19 de janeiro.

Na capital norte-americana, Volnei Morastoni vai participar de discussões sobre os desafios de mobilidade urbana e crescimento sustentável. Em 2019, mais de mil participantes estiveram presentes na sede do Banco Mundial, em Washington/DC, debatendo soluções para o crescimento sustentável das cidades. Com foco no transporte urbano, o tema do congresso deste ano é “Conectando pessoas para o crescimento sustentável”.

“Nosso grande objetivo é o de viabilizar um transporte público coletivo multimodal e integrado nos municípios da AMFRI, passando por cidades como Camboriú, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha e Piçarras. Até mesmo a travessia entre Itajaí e Navegantes, por túnel ou ponte, deverá entrar na pauta das nossas tratativas com o Banco Mundial”, destaca Morastoni.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni, e o diretor executivo da Secretaria de Obras, Auri Pavoni, também acompanharão a comitiva que vai participar do fórum em Washington/DC, grupo que inclui, ainda, prefeitos e membros do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da AMFRI (CIM-AMFRI).

Programa Itajaí 2040 – Moderna e Sustentável

Um grande pacote de soluções para o desenvolvimento urbano sustentável já é realidade em Itajaí. Com recursos de U$ 62,5 milhões, provenientes de um importante financiamento junto ao Banco Fonplata, as obras de mobilidade urbana na cidade, já em andamento, irão reduzir os congestionamentos na área central, criar novos binários e rotas alternativas de acesso aos principais bairros e estimular o uso de ciclovias para o transporte não poluente e alternativo dos cidadãos.

Por sua vez, as obras de drenagem, também contempladas por esses investimentos, vão solucionar os problemas de inundação que acontecem em alguns bairros da cidade durante os períodos de chuva. Os recursos incluem, ainda, a revitalização de ruas, avenidas e de vários outros espaços públicos.

Além dessas obras, o Município de Itajaí conta com um plano de administração pública que é o PEMI, Planejamento Estratégico do Município de Itajaí 2040, com metas e objetivos que deverão ser cumpridos a longo prazo. Entre as diversas ações desse programa está a busca por uma cidade sustentável, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, política e cultural, além de um lugar de justiça social, igualdade e oportunidade para todos.

Município de Itajaí participa de fórum internacional sobre mobilidade urbana