Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Semasa implanta rede de coleta de esgoto na Murta

Data de inclusão: 13/01/2020 18:08

Itajaí avança na implantação da rede de esgotamento sanitário, com o reinício das obras na Murta, para conclusão das bacias 1 e 2, elevatórias e emissários. Os serviços serão concentrados em mais de dez quilômetros de extensão e a rede chegará a 1643 imóveis. O investimento de aproximadamente R$ 4 milhões representa mais uma conquista para a cidade, que conta com sistema de tratamento de esgoto concluído nos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Centro, Fazenda, parte da Vila Operária e em implantação nos bairros São Vicente e Cordeiros. Nesta semana, os trabalhos de abertura de rede são executados na rua João Emiliano da Silva e seguirão para as ruas Dário da Silva e Gelásio Manoel Costa, proximidades da empresa Gomes da Costa.

Conforme o engenheiro civil do Semasa, Ervino Macedo, que acompanha as obras, a previsão é que até julho deste ano as duas bacias da Murta, três bacias de Cordeiros e a bacia número 4 do São Vicente estejam concluídas. “Desta maneira será possível interligar os bairros. O esgoto coletado nestas regiões será enviado à Estação de Tratamento, no Cidade Nova, que está sendo ampliada para receber os efluentes, com o módulo dois sendo colocado em operação”, explica.

O diretor geral do Semasa, Osvaldo Gern, destaca o esforço de Itajaí na melhoria das condições de saneamento. Somente em 2019, foram empenhados R$ 43 milhões no setor, em obras de ampliação do sistema de coleta de esgoto e da rede de abastecimento de água. “A cada um real investido em saneamento, economizamos quatro em saúde. Isso é qualidade de vida, praias com balneabilidade e rios despoluídos. É uma cidade em que o crescimento se sustenta”, observa.

Nas próximas semanas, a autarquia fará a contratação de empresa para fiscalizar as obras, por meio de licitação. Com o acompanhamento diário dos trabalhos por equipe de engenharia civil, das 8h às 18h, haverá total controle de materiais, nivelamento topográfico, preparação e compactação do solo, supervisão da instalação de ramais, da sinalização viária, da limpeza, entre outros itens. Além disso, será um suporte para comunicação entre a empresa executora da rede e os moradores, para sanar dúvidas e auxiliar em caso de reclamações. 

Imagens relacionadas

Semasa implanta rede de coleta de esgoto na Murta
Semasa implanta rede de coleta de esgoto na Murta
Semasa implanta rede de coleta de esgoto na Murta
Semasa implanta rede de coleta de esgoto na Murta
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí