Município de Itajaí sorteia as casas para as famílias reassentadas da Via Expressa Portuária

Prazo para a mudança dos beneficiados é janeiro
Data de inclusão: 19/12/2019 15:21

A conclusão da primeira etapa da Via Expressa Portuária em Itajaí está cada vez mais próxima. Na noite desta quarta-feira (18), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação sorteou as moradias das famílias que serão realocadas do trajeto da via. No total, 20 grupos familiares serão reassentados até o mês de janeiro para a conclusão dos últimos 830 metros do corredor viário de ligação direta entre a BR 101 e o Porto de Itajaí. Ao mesmo tempo, o projeto executivo e o termo de referência, entregues pelo DNIT em novembro, foram encaminhados para a abertura do processo de licitação nas próximas semanas.

Reunidas na Biblioteca Municipal Escolar Norberto Cândido Silveira Jr., as famílias e os membros da Comissão de Desapropriação de Imóveis da Via Expressa Portuária participaram do sorteio das 14 unidades habitacionais na avenida Agostinho Alves Ramos, no bairro Cordeiros, e seis unidades no loteamento Jardim Amélia, no bairro Santa Regina.

O prefeito Volnei Morastoni esteve durante o processo e conversou com as famílias. “A Via Expressa Portuária é uma das prioridades do nosso governo, mas não poderíamos fazer esse processo sem cuidar do caso de vocês. Lutamos junto ao DNIT para garantir o direito à moradia que é uma das áreas mais importantes para o exercício da cidadania”, disse Morastoni.

As unidades habitacionais foram construídas por meio de uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em terrenos do Município de Itajaí e serão entregues no início de 2020. Avaliadas em R$ 72 mil cada, em sua grande maioria as habitações são casas geminadas com dois quartos, cozinha e sala conjugada, instalações sanitárias e área de serviço.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Rodrigo Lamim, a realocação das famílias significa um novo passo para pacificar a relação do Porto com a cidade. “Conseguimos uma negociação com o DNIT e as famílias para o reassentamento de forma digna, com moradia de qualidade e garantir a continuidade da obra. Com isso, vamos humanizar o trânsito na avenida Reinaldo Schmithausen e melhorar a logística dos caminhões até o Porto de Itajaí”, conclui o secretário.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação