Feiras de mudas em Itajaí distribuíram mais de 10 mil plantas nativas

Em 2019, visitas guiadas e palestras sobre reciclagem promovidas pelo Instituto Itajaí Sustentável também alcançaram grande público
Data de inclusão: 13/12/2019 16:15

A tradicional feira de doação de mudas nativas mais uma vez foi destaque entre as inúmeras ações realizadas pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS) no ano de 2019. Ao todo, foram doadas 10.874 mudas – média de 906 mudas por mês. Só em junho, por razão da Semana do Meio Ambiente, foram 1.809 mudas distribuídas à população itajaiense. Coordenadas pela diretoria de Gestão Ambiental e pelo Viveiro Municipal, as doações de mudas nativas têm o objetivo de estimular práticas de preservação do meio ambiente e o incentivo à arborização na cidade de Itajaí.

Outra atração de destaque do Instituto foram as visitas guiadas ao Viveiro Municipal de Mudas de Nativas, ao Parque Natural Municipal do Atalaia (PNMA) e ao sítio Gralha Azul. Durante o ano, foram realizadas 117 visitações, contemplando um total de três mil participantes de diferentes idades. Essas visitas são sempre acompanhadas por um educador ambiental, que é o responsável por trazer informações sobre esses locais, sobre a fauna e flora existente, noções de sustentabilidade, detalhes sobre o bioma da mata atlântica e a importância de sua preservação.

Além disso, neste ano foram realizadas várias edições da “Trilha das Estrelas” e da “Trilha do Nascer do Sol”, ambas no Parque Natural Municipal do Atalaia. O local é uma ótima oportunidade para estar em contato direto com a natureza e de se aventurar pelas trilhas que permeiam a mata atlântica. No total 17.117 pessoas visitaram por conta própria o parque, numa média de 1.426 pessoas por mês. Os meses mais agitados foram junho (3.606 visitantes), julho (2.892) e agosto (2.892).

Vale ressaltar, porém, que o Parque Natural Municipal do Atalaia, no bairro Fazenda, passa por uma grande obra de revitalização, e por isso, no momento, não está aberto ao público.

Por fim, no balanço das atividades do Instituto Itajaí Sustentável deste ano, foram realizadas 26 palestras sobre resíduos e reciclagem, que alcançaram um público de 1.283 pessoas. Segundo o INIS, o objetivo desses encontros é o de difundir o conhecimento sobre a destinação correta dos resíduos, além de sensibilizar a população sobre questões de preservação ambiental, mostrando como as mudanças de comportamento podem interferir positivamente no meio ambiente.

Instituto Itajaí Sustentável

Viveiro de Mudas Nativas