Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Pesquisa do Procon mostra que produtos nobres da ceia de Natal estão mais caros

Tradicional bacalhau, porém, teve queda no preço em comparação ao ano anterior
Data de inclusão: 11/12/2019 17:42

O aumento recente nos preços da carne trará reflexo também na ceia de Natal. A pesquisa do Procon de Itajaí sobre os produtos tradicionais da ceia natalina mostra que alimentos como o pernil suíno, o “Chester Perdigão” e o peru estão mais caros em relação aos preços praticados no mesmo período do ano passado. A coleta de preços, realizada nos dias 09 e 10 deste mês, percorreu oito estabelecimentos da cidade.

O produto com maior aumento no preço médio, comparado ao ano anterior, foi o pernil suíno com osso da marca Seara, com elevação de 39,82%, seguido do "Chester Perdigão" (+ 32,26%), e do peru Perdigão (+ 31,29%). Houve ainda aumento em produtos como uva-passa (+ 77,71%) e pêssego em calda (+ 42,11%).

O tradicional panetone e o chocotone foram os produtos que praticamente mantiveram os preços de 2018, com leve aumento de 0,67%. A pesquisa do Procon revela, inclusive, que algumas marcas de panetone praticam preços menores do que no ano passado.

Já o produto com maior queda no preço médio foi a cereja, com uma diminuição de 44,03%, seguido do bacalhau, com queda no preço de 40,12%. Comparando os produtos de menor preço, observa-se, ainda, uma queda de preços em alimentos como o figo em calda (- 33,39%) e amêndoa sem casca (- 24,50%).

Neste mês, devido ao aumento no consumo, alguns produtos e alimentos tradicionais das festas de fim de ano tendem ficar mais caros. Observa-se, também, diferença de preços entre estabelecimentos, e por isso o Procon orienta os consumidores a pesquisarem esses valores antes da compra.

Vale lembrar que, por determinação legal (Lei estadual 13.098/2004), os estabelecimentos que vendem gêneros alimentícios estão obrigados a divulgar a data de validade dos produtos – inclusive os vendidos a preços menores, em promoções. O Código de Defesa do Consumidor também determina que a oferta e a apresentação de produtos devem assegurar informações claras e ostensivas sobre suas características, preços e prazo de validade, além de outras informações.

___________________________
Informações adicionais:
Procon
(47) 3348-6906

Imagens relacionadas

Pesquisa do Procon mostra que produtos nobres da ceia de Natal estão mais caros

Arquivos Relacionados

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí