Parceria do Município com a Univali viabiliza local para coleta de sangue em Itajaí

Novo local para implantação do posto atenderá toda a região com coleta e distribuição de sangue
Data de inclusão: 11/12/2019 16:13

O sonho de ter um centro de coleta e distribuição de sangue em Itajaí está mais próximo da realidade. O Município conseguiu viabilizar, em parceria com a Univali, uma estrutura para implantação do posto dentro da universidade. O local vai atender doadores de sangue de todos os municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), facilitando o acesso da população.

A novidade foi anunciada pelo prefeito Volnei Morastoni em reunião nesta terça-feira (10) com a coordenação do Movimento Popular Pró-Hemosc. O prefeito já havia se comprometido em buscar um local para o centro em Itajaí.

“Demos o pontapé inicial para implantação de um centro de coleta, distribuição e armazenamento de sangue em Itajaí, que irá facilitar o acesso para doadores de toda região. Agora daremos continuidade às tratativas junto aos municípios da Amfri para custeio desse serviço”, comenta o prefeito Volnei Morastoni.

A estrutura, cedida pela Univali, será equipada pelo Governo do Estado, por meio do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc). Já os funcionários e o transporte das bolsas de sangue seriam custeados através de consórcio entre os municípios que integram a Amfri. A previsão é que o centro de coleta comece a funcionar no primeiro trimestre de 2020.

Para a coordenadora do Movimento Pró-Hemosc, Glória Maria Dal Castel, a notícia representa uma vitória de todos os envolvidos nessa luta. “Fizemos três audiências públicas e depois de muita luta conseguimos demonstrar para o Estado que a região precisa de um centro de coleta”, relata.

Segundo Glória, somente o hospital Marieta Konder Bornhausen consome 513 bolsas de sangue por mês. Além disso, há quase seis mil doadores de sangue e medula óssea cadastrados na região e, com a implantação do centro de coleta, esse número tende a aumentar. “O centro vai facilitar as doações, pois muita gente não doa porque não tem como se deslocar até Blumenau”, explica.