Secretaria de Promoção da Cidadania realiza entrega do Prêmio Simeão

Evento acontece nesta quarta-feira (20), no Museu Histórico de Itajaí
Data de inclusão: 18/11/2019 18:06

A Secretaria de Promoção da Cidadania realiza nesta quarta-feira (20), a partir das 19h30, a cerimônia de entrega do Prêmio Simeão, homenagem de valorização do negro na sociedade itajaiense. O evento acontece no Museu Histórico de Itajaí. Nesta edição, a homenageada será a enfermeira Tânia Juçara da Silva Pereira.

Nascida em Itajaí em 20 de fevereiro de 1953, Tânia Juçara da Silva Pereira ingressou na carreira pública em 1972 na área da saúde, no hospital Edith Gama Ramos, em Florianópolis. Posteriormente, também trabalhou no Departamento Autônomo de Saúde Pública da CEMI, Central de Medicamentos Estadual. Em 1985, concluiu o curso de enfermagem na Univali, sendo a primeira negra a graduar-se nesse curso de bacharelado em Itajaí.

Ao longo dos anos, desempenhou diversas atividades na área da saúde, em especial em ações de combate à AIDS, na militância do movimento negro Tio Marcos e como membro da diretoria da Sociedade Sebastião Lucas. Também participou ativamente junto a programas que integram a política municipal de saúde da população negra e no plano municipal de igualdade racial de Itajaí.

Prêmio Simeão
O Prêmio Simeão foi instituído pela Lei nº 6.206/2012 e é conferido a personalidades que contribuíram para a valorização do negro na sociedade itajaiense, tornando-a mais democrática, igual e plural. Simeão foi um escravo de Agostinho Alves Ramos, que construiu a primeira igreja na cidade de Itajaí, a Imaculada Conceição, em 1823. Uma escultura busto de Simeão representa a luta da comunidade afro-brasileira em Itajaí.

Promovido pela Secretaria de Promoção da Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi), a premiação marca o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – e integra as atividades da campanha Itajaí Sem Racismo.

Secretaria de Promoção da Cidadania realiza entrega do Prêmio Simeão