Biblioteca Púbica Silveira Júnior recebe o evento Tributo à Negra Tereza

Encontro musical acontece nesta terça-feira (19), às 19h
Data de inclusão: 18/11/2019 17:38

A Bíblioteca Municipal Silveira Júnior recebe nesta terça-feira (19), às 19h, o encontro musical “Tributo à Negra Tereza”, evento organizado pela Câmara Setorial de Cultura Afro-brasileira do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itajaí. A apresentação, com entrada gratuita, fará uma homenagem à Terezinha Peres, musicista com uma longa história de vida ligada ao samba e à cultura de Itajaí e região.

> Confira a programação do mês da Consciência Negra – campanha Itajaí Sem Racismo

O Tributo à Negra Tereza integra as atividades do mês da Consciência Negra e da campanha Itajaí Sem Racismo, promovida pela Secretaria de Promoção da Cidadania em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra de Itajaí (Conegi). A Biblioteca Pública e Escolar Norberto Cândido Silveira Júnior fica na rua Heitor Liberato, 110, no bairro Vila Operária.

“Creio que este encontro, com a participação de vários músicos da cidade, amigos e familiares, é um resgate e um reconhecimento ao talento de Terezinha Peres, pois não queremos deixar no anonimato toda a sua rica história e sua contribuição para a nossa música”, destaca Conceição Pereira, presidente da Câmara Setorial de Cultura Afro-brasileira do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Homenageada
Terezinha Peres, natural de Cruz Alta (RS), desde muito cedo teve contato com a música. Em terras gaúchas, morou na casa do escritor Érico Veríssimo, sendo recebida como sua afilhada. Na juventude, participou de festivais musicais e concursos, quando também começou a se apresentar em programas de auditório, trabalhando com grandes artistas, como Elis Regina e Oscarito.

Na década de 70, veio morar em Itajaí e, ao longo dos anos, tornou-se uma saxofonista reconhecida por seu talento. Foi uma das fundadoras do “Clube do Mickey”, grupo que faz parte das lembranças de muitos moradores da cidade. Atualmente, com mais de 80 anos, apesar do cansaço físico e de suas limitações, continua a receber o carinho e reconhecimento de todos por ser uma artista completa, em especial amigos e familiares, que a tem como uma referência.

Biblioteca Púbica Silveira Júnior recebe o evento Tributo à Negra Tereza