Último mês para participar do processo seletivo do Conservatório de Música para 2020

Inscrições vão até o dia 22 de novembro
Data de inclusão: 23/10/2019 18:21

O Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues segue com inscrições abertas para novos alunos em 2020. A escola pública de formação profissional em música é mantida pelo Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural, e oferece cursos em 15 modalidades. As inscrições vão até o dia 22 de novembro e podem ser feitas online aquihttps://conservatorio.itajai.sc.gov.br/processo-seletivo

Até o momento mais de 130 pessoas de 10 municípios já se inscreveram para participar das provas de seleção. Para o ano de 2020, serão oferecidos dois novos cursos: violino e viola de arco. O Conservatório de Música dispõe ainda de cursos com duração de três anos em canto e instrumentos como piano, acordeon, violão, contrabaixo elétrico e acústico, guitarra, bateria, percussão, saxofone, flauta, trompete e trombone.

Além do instrumento específico, o aluno estuda as disciplinas prático-teóricas, como teoria musical, harmonia, rítmica, tecnologia em música, prática de conjunto, canto coral, arranjo e apreciação, totalizando 900 horas de formação. Os estudantes selecionados são contemplados com uma bolsa de estudos subsidiada pelo Município de Itajaí, por meio da Fundação Cultural.

O Conservatório de Música Popular Carlinhos Nieuhues é uma realização da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural de Itajaí em parceria com Associação Proarte de Itajaí. Fica localizado junto a Casa da Cultura Dide Brandão, na Rua Hercílio Luz, 655, Centro.

Sobre as provas
As provas de seleção serão realizadas no dia 1º de dezembro (prova de teoria musical) e de 9 a 11 de dezembro (provas práticas). O candidato que atingir média 6 na prova teórica estará habilitado para realizar a prova prática, conforme edital publicado no site do Conservatório.

Na prova de teoria musical serão avaliados conhecimentos básicos da música e sua aplicação. A avaliação abrange conteúdos como leitura na clave de sol e de fá, regras de notação e grafia musical, unidades de tempo e de compasso e escalas. Já na prova prática deverá ser executada no instrumento ou voz, conforme inscrição, uma peça de livre escolha e uma peça de confronto, que será disponibilizada no site da instituição 30 dias antes da prova prática, além da leitura de partitura à primeira vista.

Conservatório de Música
(47) 3344-3895 e (47) 3349-1665