Município de Itajaí firma parceria com aplicativo de navegação Waze

Itajaí é a segunda cidade de Santa Catarina a utilizar os dados da ferramenta para orientar modificações na mobilidade
Data de inclusão: 23/10/2019 17:40

O Município de Itajaí se tornou parceiro do aplicativo de mapa e navegação Waze. Isso significa que todos os dados recolhidos pela plataforma digital sobre os deslocamentos de veículos e tráfego nas ruas e avenidas da cidade serão disponibilizadas pela empresa para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. Em troca, o órgão municipal irá informar o Waze sobre todas as obras e modificações no trânsito de Itajaí para auxiliar os motoristas na escolha das melhores rotas até o destino.

“Essa parceria vai beneficiar os cidadãos de duas formas. A primeira e mais simples é na informação de obras e mudanças no trânsito que informaremos para o aplicativo. A segunda, mais complexa e de grande benefício coletivo, é a infinidade de dados que teremos acesso para orientar a gestão da mobilidade urbana em Itajaí”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação Rodrigo Lamim. Dessa forma, os técnicos do Município de Itajaí terão informações precisas para conduzirem novos projetos na cidade.

O programa do aplicativo tem o nome de Waze For Cities Data. A ferramenta conta com mais de mil parceiros em todo o mundo e iniciou em outubro de 2014 com dez cidades parceiras. Gratuito, o programa é uma via de mão dupla para troca de dados publicamente disponíveis, e aproveita a tecnologia mobile e o tráfego de dados para fortalecer municípios e socorristas a melhorar a infraestrutura urbana existente.

Hoje, são 190 parceiros em toda a América Latina, sendo 70 no Brasil, incluindo as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Joinville e Vitória, além de órgãos como o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

“Essa aplicação é mais um passo no caminho para consolidar nosso município como uma cidade inteligente e a cidade mais digital de Santa Catarina”, afirma Lamim. Todos os dias, diversas pessoas utilizam a ferramenta Waze para locomoção e alimentam o banco de dados com informações relevantes. Mesmo os usuários que não adicionam notificações no aplicativo, fornecem os dados de seus deslocamentos por meio dos termos e condições de uso da aplicação em seus celulares.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação

Município de Itajaí firma parceria com aplicativo de navegação Waze