Porto de Itajaí é líder nacional em Desenvolvimento Ambiental

Instituição ficou em primeiro lugar na pesquisa realizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)
Data de inclusão: 07/10/2019 15:09

O Porto de Itajaí é o primeiro colocado, entre todos os portos do Brasil, no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A instituição é referência pela qualidade da gestão ambiental em suas atividades. Dos 100 pontos possíveis, o Porto de Itajaí somou 99,48 e é líder no país.

Os dados são referentes ao ano de 2018 e mostram o melhor resultado do Porto de Itajaí ao longo dos anos. A instituição fica à frente de portos públicos como Santos (83,32) e Paranaguá (99,29), bem como de Terminais de Uso Privado - a Portonave somou 87,84 pontos.

“Expandir a atividade portuária não significa provocar danos ao meio ambiente. Muito pelo contrário, Itajaí mostra que somos o segundo maior porto em movimentação de cargas em contêineres do país, mas o número um em responsabilidade ambiental. A cada dia fortalecemos mais a nossa ligação com o rio e com o mar”, destaca o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O IDA foi criado em 2001 com o objetivo de quantificar e qualificar as informações coletadas a partir das Avaliações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA). Através de uma metodologia própria, são avaliados 38 indicadores que se enquadram em quatro categorias: econômico-operacional, sócio-cultural, físico-químico, biológico-ecológico.

Entre os critérios analisados pela comissão da premiação, destaque para indicadores como: Licença ambiental, prevenção de riscos e atendimento de emergência, redução do consumo de energia, gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento da fauna e da flora.

Para Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí, a excelência de um porto é composta por vários itens, dentre eles o respeito ao meio ambiente.

“O reconhecimento como primeiro lugar no IDA é muito expressivo para todos nós, servidores do Porto de Itajaí. Nos últimos anos temos trabalhado arduamente para respeitar toda a legislação, seja ela administrativa ou ambiental, e a conquista desse prêmio demonstra que estamos no caminho certo para que convivamos em uma relação de qualidade com o ambiente em que estamos inseridos, procurando compensar eventuais impactos que nossa atividade possa causar”, ressalta.
Gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, Médelin Pitrez dos Santos, explica que o somatório das ações realizadas foi o que garantiu o destaque à instituição.

“Por ser um porto municipalizado, a nossa relação porto e cidade é muito forte. Fazemos muitas ações em conjunto com a Prefeitura, isso reflete em melhorias para o município como um todo, e quem ganha é a comunidade. Ações como o mutirão de limpeza Juntos pelo Rio, programas de monitoramento da água, do ar e de ruídos, são diferencias que colaboraram para a nossa colocação no ranking”, acrescenta.

Ela ainda considera a implantação da ISO 14000 e ISSO 9001, e a instalação do monitoramento meteoceanográfico, que faz medições em tempo real das condições climáticas e meteorológicas, aumentando a segurança na navegação, como dois diferenciais desse ano em relação ao ano anterior.

Porto de Itajaí é líder nacional em Desenvolvimento Ambiental