1ª Semana do Bem-Estar Animal terá feiras de doação de mudas e adoção de animais

Instituto Cidade Sustentável apoia a ação do dia 5 de outubro (sábado)
Data de inclusão: 27/09/2019 17:19

A população de Itajaí terá a chance de levar plantas e animais para casa durante a 1ª Semana do Bem-Estar Animal. Na manhã e tarde de sábado (5), ocorrerão as Feiras de Doação de Mudas de Árvores Nativas e de Adoção de Animais de maneira gratuita. As ações do Instituto Cidade Sustentável (ICS) serão realizadas na Praça Genésio Miranda Lins, localizada na avenida Ministro Victor Konder (Beira-Rio).

> Clique aqui e confira a programação completa

Os interessados devem residir na cidade e levar documentos pessoais para cadastro em ambas as feiras. Das 250 mudas disponíveis no dia, cada morador terá direito a levar uma para plantar em casa. Pau ferro, pitanga, ipê roxo, pata de vaca, palmito juçara, araçá amarelo, araçá boi, jabuticaba e grumixama serão as espécies de árvores. As mudas são cultivadas pelo Viveiro Municipal de Mudas Nativas, gerenciado pela Diretoria de Gestão Ambiental do Instituto.

As árvores trazem inúmeros benefícios para o meio ambiente: auxiliam na purificação e umidade do ar, já que capturam gases poluentes como o CO2 e devolvem o oxigênio à atmosfera. Além disso, oferecem sombra, abrigos para os pássaros e algumas produzem frutos ou florações.

Já a Unidade de Atendimento Provisório de Animais de Itajaí (UAPA) estará presente com 15 cachorros adultos para adoção. Os animais são castrados, vacinados e microchipados. Todos estarão soltos no Parcão para que os novos donos possam interagir e escolher qual animal adotar.

Os benefícios para quem tem um bichinho de estimação vão desde a companhia até a diminuição do estresse e depressão. Contudo, a adoção precisa ser consciente. O amigo de quatro patas precisa de espaço adequado e, caso o dono mude de endereço, deve levar o animal junto. Abandono de animais é crime e está previsto na Lei de Crimes Ambientais 9.605, criada em 12 de fevereiro de 1998.

A Semana do Bem-Estar Animal foi instituída pela Lei Municipal n° 6.958, de 31 de Outubro de 2018, de autoria da vereadora Renata Narcizo. Além disso, apoiam o evento as secretarias de Obras, Saúde, Segurança/Codetran, Educação, Cultura, Comunicação, Urbanismo, Administração e Gestão de Pessoas, Governo, Fazenda e Semasa.

PROGRAMAÇÃO - FEIRAS

5 DE OUTUBRO (SÁBADO)

.: Distribuição de mudas
Local: Praça Genésio Miranda Lins (avenida Ministro Victor Konder)