Itajaí firma compromisso para instalação de empresa da Marinha do Brasil no município

Engeprom assinou memorando de compromisso para trazer tecnologia de defesa para a cidade
Data de inclusão: 27/09/2019 15:48

Na manhã desta sexta-feira (27), o Município de Itajaí deu mais um passo para se tornar referência na construção naval militar. Por meio da Itajaí Participações, o município assinou um memorando de compromisso para a instalação de uma empresa da Marinha do Brasil na cidade, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron). O ato foi oficializado durante a abertura da SC Expo Defense, Feira de Tecnologia e Produtos de Defesa, na Base Aérea de Florianópolis.

O documento foi assinado na abertura do evento pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, o diretor presidente da Emgepron, Edesio Teixeira Lima Júnior, o diretor presidente da Itajaí Participações, Jair Bondicz, e o diretor técnico-comercial da Emgepron, Luiz Carlos Faria Vieira.

Com a instalação da empresa em Itajaí, objetivo é atrair para o município outros empreendimentos ligados ao desenvolvimento e produção de tecnologia e produtos de defesa. A Emgeprom foi a responsável pela realização do processo licitatório para a construção de quatro corvetas para a Marinha do Brasil, que contará com a produção do Estaleiro Oceana, de Itajaí.

A licitação vencida pelo Consórcio Águas Azuis movimentará R$ 6,4 bilhões (U$ 1,6 dólares, previstos no edital) com a geração de até oito mil empregos, sendo dois mil diretos e seis mil indiretos.

“Este é um grande evento sobre a indústria da defesa e nós viemos aqui para aproximar Itajaí da Marinha do Brasil”, afirmou o prefeito Volnei Morastoni. “Nossa cidade foi contemplada pelo consórcio Águas Azuis para a construção das corvetas e isso vai nos proporcionar mais de uma década de desenvolvimento e que poderá transformar Itajaí em um polo naval militar no Brasil. Queremos integrar toda essa tecnologia em nosso centro de inovação para projetar e produzir”, conclui o prefeito.

Com o documento, a Itajaí Participações quer garantir que a empresa da Marinha do Brasil promova a indústria naval na cidade, execute atividades vinculadas à obtenção e manutenção de material militar naval e gerencie os projetos integrantes de programas aprovados pelo Comando da Marinha, como é o caso do Consórcio Águas Azuis.

Criada em 1982 pelo Ministério da Defesa, a Emgepron atua na gerência de projetos contratados pela Marinha do Brasil e também na comercialização de produtos e serviços disponibilizados pelo setor naval da indústria da defesa nacional, incluindo embarcações militares, reparos navais, sistemas de combate embarcados, munição de artilharia, serviços oceanográficos e apoio logístico.