Sala de situação fiscaliza depósitos de sucata no Brilhante

Ação busca coibir o descarte irregular de materiais e a proliferação do mosquito Aedes aegypti
Data de inclusão: 26/09/2019 18:32

O Município de Itajaí, por meio da Sala de Situação de Combate à Dengue, promoveu nesta quarta (25) e quinta-feira (26) fiscalizações em depósitos de sucata e veículos que transportam material reciclado na localidade do Brilhante, no interior da cidade. O objetivo da ação foi coibir o descarte irregular de materiais, evitando assim a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Na quarta-feira, o Grupo de Apoio Preventivo (GAP) da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) realizou uma blitz de fiscalização dos veículos que transportam sucatas. A intenção era verificar a procedência dos materiais e orientar os motoristas. Foram abordados 10 veículos do tipo.

A fiscalização seguiu nesta quinta-feira com participação da Defesa Civil, Instituto Cidade Sustentável, Vigilância Sanitária, Secretaria de Urbanismo e Programa de Controle da Dengue e apoio da Guarda Municipal. Os órgãos fiscalizaram os depósitos de materiais recicláveis da localidade do Brilhante, além de veículos de transportes junto com o GAP. A ação foi solicitada pela Secretaria de Agricultura e Expansão Rural em reunião realizada na semana passada na Sala de Situação do município.

“O objetivo dessa ação não é proibir o trabalho dessas pessoas, mas fazer com que trabalhem dentro da legislações em vigor. Atualmente, os locais apresentam riscos ambientais e de saúde pública para os próprios proprietários e funcionários, bem como para a população que reside nas proximidades”, comenta o gerente de Controle de Zoonoses de Itajaí, Lúcio Vieira.

Ao todo, foram fiscalizados seis depósitos de sucatas. Os órgãos municipais emitiram três notificações e uma infração nos locais visitados, além de orientar os proprietários para melhorar a organização dos espaços. Nos próximos meses, o Programa de Controle da Dengue de Itajaí irá mapear a área e executar visitas nestes estabelecimentos para verificar a situação e prevenir a proliferação de criadouros.

Sala de situação fiscaliza depósitos de sucata no Brilhante