Simulado de preparação para desastres reúne mais de 200 pessoas em Itajaí

A ação no bairro Limoeiro foi alusiva ao Dia Municipal de Proteção e Defesa Civil
Data de inclusão: 23/09/2019 13:47

A Defesa Civil de Itajaí, em parceria com a Defesa Civil de Brusque, realizou na tarde de sábado (21) um exercício simulado de preparação para desastres. A ação no bairro Limoeiro em alusão ao Dia Municipal de Proteção e Defesa Civil reuniu mais de 200 pessoas.

“A iniciativa busca a sintonia entre os órgãos que atuam em situação de crise, bem como a preparação da comunidade. Ações como estas são fundamentais para agirmos com assertividade”, explica o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmo Dias.

O exercício consistiu no treinamento e orientação da comunidade do bairro Limoeiro, que fica na divisa dos municípios de Itajaí e Brusque, bem como dos órgãos de resposta e apoio, diante de tragédias emergenciais relacionadas ou desencadeadas pelas chuvas. Foram desenvolvidas ações estratégicas de controle e gestão de desastres.

Durante a ação foi simulado um deslizamento de solo. Após a chegada da Defesa Civil foi disparado um alarme para a comunidade evacuar o local e seguir para o abrigo montado no Centro Comunitário da Capela São Sebastião, na rua Edmundo Leopoldo Merizio.

Em seguida foi realizado o cadastramento dos desabrigados e constatado o desaparecimento de um morador. Com a chegada do SAMU e da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Brusque foram iniciadas as buscas com o cão farejador e o morador desaparecido foi localizado soterrado e resgatado com vida.

Além da Defesa Civil, o simulado contou com o apoio da secretarias de Agricultura e Expansão Urbana, Assistência Social, Saúde, Segurança Pública, Grupo de Resposta Voluntário (GRASC), Jepp Clube de Itajaí, Itajaí 4x4 Off Road e Associação de Moradores do Limoeiro.

Aproveitando a ação da Defesa Civil, a Unidade Básica de Saúde do Limoeiro ficou aberta das 8h às 17h, para dar apoio ao órgão. Por conta disso, abriu uma agenda de exames para atender mulheres que muitas vezes não podem ir à unidade durante a semana. Foi realizada a vacinação contra a febre amarela e o preventivo do câncer de colo de útero.

Defesa Civil

Simulado de preparação para desastres reúne mais de 200 pessoas em Itajaí