CIS completa dois anos com mais de 600 mil atendimentos realizados

Complexo de saúde terá programação especial de aniversário nesta sexta-feira (30)
Data de inclusão: 29/08/2019 18:17

Um dos maiores complexos municipais de saúde de Santa Catarina, o Centro Integrado de Saúde (CIS) de Itajaí completa dois anos de atuação e é referência na região. O complexo com mais sete mil metros quadrados reúne diversos serviços de saúde e recebe uma média de duas mil pessoas por dia. Nesses dois anos já foram realizados mais de 600 mil atendimentos no local.

> Leia mais notícias sobre Saúde

O CIS conta com Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), Unidade de Assistência Médica Especializada (UAME), Laboratório Municipal, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2018, a maior parte dos 344 mil atendimentos ocorreu na UPA 24 horas (170.532 atendimentos adultos e pediátricos). Já a Assistência Especializada realizou 31.480 consultas no ano passado e o CEO fez 31.256 procedimentos odontológicos. No Laboratório Municipal, foram realizados mais de 111 mil exames laboratoriais especializados.

Neste ano, de janeiro a julho, o CIS já contabiliza quase 210 mil atendimentos em suas quatro unidades: 108.359 feitos pela UPA 24h, 18.731 procedimentos odontológicos no CEO, 14.350 consultas especializadas na UAME e 67.867 exames feitos pelo Laboratório Municipal.

Programação de aniversário

Para celebrar os dois anos de funcionamento do Centro, que concentra a maior parte dos atendimentos feitos na cidade, a Secretaria de Saúde de Itajaí promove nesta sexta-feira (30) uma programação especial, das 9h às 17h, com diversos serviços gratuitos.

Haverá corte de bolo, atrações musicais, cadastro Bolsa Família, varal solidário, doação de mudas de árvores, teste de glicemia, testes rápidos, aferição de pressão arterial, práticas integrativas e complementares em saúde, quick massage, recreação para crianças e idosos, atividades físicas, entre outros.

As atividades ocorrerão no estacionamento do CIS, em frente à Unidade de Assistência Médica Especializada, e são abertas à população. Além dos serviços e orientações oferecidos pela Secretaria de Saúde, está confirmada a participação da Secretaria de Assistência Social, Instituto Cidade Sustentável, Escola Técnica Geração, Univali, Sesc Itajaí, Hospital Marieta Konder Bornhausen, Academia Open One, Semasa, Instituto Fisiomar e Grupo de Estudos e Apoio a Adoção em Itajaí - Laços Encontrados.

A Secretaria de Educação também participa com a visitação de cerca de 300 alunos de escolas e centros de educação infantil e a Fundação de Esporte e Lazer de Itajaí (FMEL) estará presente com o Programa Itajaí Ativo. As ações gratuitas começam às 9h e seguem até as 17h.

O corte de bolo está previsto para as 14h com distribuição de fatias ao público e música ao vivo. Todas as atividades são abertas à população.

CIS completa dois anos com mais de 600 mil atendimentos realizados