Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Vigilância Epidemiológica esclarece mitos e verdades sobre o câncer

Confira os cuidados com excesso de gordura, atividade física, alimentação e uso de micro-ondas
Data de inclusão: 23/08/2019 18:05

Você sabia que existem mitos e verdades sobre a prevenção do câncer? A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Itajaí alerta a população sobre algumas dúvidas recorrentes sobre os cuidados e tratamentos do câncer. Excesso de gordura, atividade física, alimentação e uso de micro-ondas são algumas das curiosidades. Confira:

O excesso de gordura corporal pode aumentar o risco de câncer. A gordura contribui para a formação e a progressão de diversos tipos de cânceres, como o de esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino, rins, mama (mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, tireoide, próstata, entre outros.

Com isso, a atividade física torna-se aliada na prevenção do câncer. Além de auxiliar no controle do peso corporal, promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrintestinal e assim, diminui o período de contato dos tecidos locais com substâncias que promovem o câncer. É recomendado realizar, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia.

> Leia mais notícias sobre Saúde

A alimentação é outro fator importante quando se trata de prevenção. Enquanto alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra a doença, outros podem aumentar o risco de se desenvolver um câncer. Uma dieta rica em alimentos naturais, de origem vegetal ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas é capaz de prevenir o surgimento da doença. Recomenda-se consumir, no mínimo, 400 gramas de vegetais por dia, duas porções de frutas e três de verduras e legumes sem amido, como cenoura, couve-flor, berinjela e tomate.

Não há alimentos milagrosos que possam curar o câncer. A alimentação saudável deve ser variada e composta por diferentes tipos de alimentos. Diferentes cores, como vermelha, verde, amarela, branca, roxa e laranja são agentes que podem auxiliar no tratamento. É também recomendado evitar o consumo de alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou para aquecer, e bebidas açucaradas.

O refrigerante, por exemplo, é um dos maiores contribuintes no favorecimento da formação do câncer. A bebida contém a substância 4-MI (4-metil-imidazol), classificada como possivelmente cancerígena pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse composto é um subproduto do corante caramelo IV presente nessas bebidas. Por isso, é recomendado evitar o consumo.

Já o fato de que a exposição ao forno de micro-ondas pode provocar câncer é mito. A radiação do aparelho tem apenas a propriedade de cozinhar e aquecer os alimentos, não altera a estrutura química ou molecular da comida. O forno de micro-ondas emite uma forma de radiação não ionizante classificada como possivelmente cancerígena para seres humanos, mas a estrutura do forno está preparada para que a radiação não extravase para o ambiente externo.

O aquecimento de recipientes plásticos com alimentos pode, sim, liberar substâncias nocivas com potencial de causar câncer. O recomendável é nunca aquecer alimentos em recipientes plásticos, inclusive mamadeiras. O melhor é transferir a comida para vasilhas de vidro temperado ou de porcelana que suportem o calor. Essa cautela se aplica também às bandejas de espuma em que são acondicionadas lasanhas e outras massas, por exemplo.

O filme plástico utilizado para proteger e cobrir alimentos também deve ser evitado, pois o vapor condensado pode respingar substâncias perigosas no alimento. É mais seguro usar papel toalha, pano de prato ou saco de papel. Tais cuidados são simples e podem evitar danos à saúde.

_____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3249-5500 

Imagens relacionadas

Vigilância Epidemiológica esclarece mitos e verdades sobre o câncer
Vigilância Epidemiológica esclarece mitos e verdades sobre o câncer
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí