Programa Trânsito Seguro será implantado em duas escolas municipais

Quase 600 crianças serão contempladas com o programa da Codetran e Secretaria de Educação
Data de inclusão: 20/08/2019 15:34

A educação no trânsito começa logo cedo. Para incentivar as boas práticas, as Escolas Básicas João Duarte e Arnaldo Brandão serão contempladas com o novo programa Trânsito Seguro. As atividades atenderão 588 estudantes, entre seis e dez anos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O lançamento da iniciativa ocorrerá às 19h30 de quinta-feira (22), na escola João Duarte (rua Ernesto Kobarg, 372, bairro São João).

Conforme o Observatório Nacional de Segurança Viária, ocorrências de trânsito são as principais causas de morte acidental de crianças entre zero e 14 anos. O programa Trânsito Seguro pretende abordar os conceitos de segurança e cidadania para mudar tal cenário.

As aulas serão ministradas pelos professores das unidades escolares, com base nas apostilas já distribuídas aos alunos. Cada criança terá uma cartilha, de acordo com a idade, que auxiliará nos encontros. Visitas de agentes de trânsito devem ocorrer no desenvolvimento da ação.

O programa Trânsito Seguro é uma parceria entre Coordenadoria de Trânsito (Codetran) e Secretária Municipal de Educação, para inserir o trânsito nos anos iniciais da educação básica de forma continuada. A intenção é que, após avaliação e ajustes, a implantação do projeto inicie em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino no ano de 2020.

Ferramenta educativa

Os estudantes aprenderão os seguintes temas: sinais de trânsito, placas de sinalização, faixa de pedestres, meios de transporte, meio ambiente, o agente da autoridade de trânsito, a criança e o cidadão no trânsito, comportamento e comunicação.

Os conteúdos serão desenvolvidos de forma lúdica e atrativa, com o uso das cartilhas e por meio de música, cartazes, pintura, recorte e colagem, simulação de vivência de trânsito, roda de conversa, brincadeiras dirigidas e arte com sucata e materiais reciclados.

O programa Trânsito Seguro terá o papel de ferramenta educativa para conscientizar a respeito de um trânsito seguro. É esperado que as crianças atuem como agentes educadores nas próprias famílias e multipliquem o aprendizado.

Secretaria de Segurança Pública
Diretoria de Educação para o Trânsito