Projeto de Itajaí é contemplado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Proposta sobre empreendedorismo feminino negro iniciará ainda em 2019
Data de inclusão: 06/08/2019 15:15

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania, foi contemplado pelo edital nº 01/2019 do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). O projeto “Ações Afirmativas de Desenvolvimento Humano como Base do Empreendedorismo Feminino Negro em Itajaí” receberá investimentos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos para execução e iniciará ainda em 2019.

O projeto conquistou a terceira colocação geral e alcançou a pontuação 8,5 no quesito relevância social, de acordo com dados da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Snpir). A proposta contou com parceria da Câmara Setorial de Culturas Afro-Brasileiras e do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra (Conegi).

O intuito é capacitar mulheres negras da cidade para que tenham as bases legal, técnica e comportamentais que contribuam à continuidade em ações de empreendedorismo. O foco é para mulheres que já exerçam atividades econômicas formais, informais e que estejam em busca de suporte ou aprimoramento.

Na primeira etapa, será realizado o levantamento do número de empreendedoras negras em Itajaí e o Seminário de Empreendedorismo Feminino Negro e Desenvolvimento Humano. Além disso, oficinas de capacitação profissional serão oferecidas. Os debates terão reflexões acerca do tema em forma conjunta com mulheres, homens e as comunidades LGBT e negra. A projeção é de que o projeto dure cerca de um ano.

____

Secretaria de Promoção da Cidadania