Museu Histórico registra crescimento nas visitações em 2019

Mais de oito mil pessoas passaram pelo espaço público nos primeiros seis meses do ano
Data de inclusão: 25/07/2019 16:21

O Museu Histórico de Itajaí registrou novo aumento nas visitações. O balanço do primeiro semestre de 2019 aponta um total de 8.854 visitantes. São 531 visitas (6%) a mais do que no primeiro semestre do ano passado e um acréscimo de 890 visitas (11%) em relação aos números de 2017. A expectativa da Fundação Genésio Miranda Lins é que este seja o melhor ano de visitações no museu.

Desde a reabertura, após obras de restauração em 2016, o espaço público registra o crescimento nos índices de visitação. “O Museu se consolida como um símbolo da cidade e é uma forma de proporcionar acesso à cultura e à história da cidade a todos os públicos”, destaca Normélio Pedro Weber, superintendente administrativo das Fundações.

Além das exposições de longa e curta duração, o Museu Histórico organiza projetos de ação educativa para turmas escolares, grupos e turistas em visitas mediadas. Também são realizados eventos culturais, como os espetáculos musicais gratuitos do projeto Música no Museu, às 20h nas terças e sextas-feiras; e o Yoga Unir, que oferece práticas de yoga às quartas-feiras, às 18h45.

No primeiro semestre, as ações educativas atingiram 1.520 atendimentos. Já o projeto Música no Museu alcançou 806 espectadores e o Yoga Unir foi responsável pelo total de 633 recepções. As visitas espontâneas somaram 5.821 atendimentos.

“Atualmente os museus podem ser vistos como núcleos culturais, com ações para além da expografia, onde diferentes grupos podem vivenciar a história e o patrimônio de diversas formas. Essas ações despertam o interesse, o afeto e o cuidado pelo Museu e pelo patrimônio histórico da nossa cidade”, destaca Evelise Moraes, gerente do Museu Histórico.

O Museu Histórico de Itajaí recebe visitantes de terça à sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados das 10h às 15h. Visitas de grupos e turmas escolares podem ser agendadas para atendimento matutino e vespertino pelo email museuhistoricoitajai@gmail.com. O museu funciona no Palácio Marcos Konder, na Rua Hercílio Luz, n° 681, no Centro.

Museu Histórico de Itajaí

Museu Histórico registra crescimento nas visitações em 2019