Guarda Municipal completa um mês de atuação em Itajaí

Data de inclusão: 22/07/2019 16:10

Um dos grandes anseios da população, a Guarda Municipal de Itajaí completou um mês de atuação pelas ruas da cidade na última quarta-feira (17). Com o objetivo de promover a cidadania, a ordem pública e cuidar do patrimônio municipal através de políticas públicas de prevenção às violências e a construção da cidadania de forma articulada e democrática com entidades parceiras, o efetivo atendeu mais de 150 ocorrências nos primeiros 30 dias. Além de participar de duas operações em conjunto com a Polícia Civil para vistoriar estabelecimentos de ferros velhos em busca de cobres furtados e verificar alvarás irregulares na cidade.

Recuperação de veículos furtados, violência doméstica, auxílio a crianças com problemas de saúde e apoio a acidentes de trânsito estão entre os atendimentos prestados junto a população. “Estamos integrados junto à comunidade, prestando auxílio e dando um pouco mais de esperança e segurança à população”, ressalta o secretário de Segurança Pública, Rui Garcia dos Santos.

Hoje, a Guarda Municipal conta com 79 agentes e 12 viaturas que integram as forças de segurança e atuam no patrulhamento de toda a cidade, nos bairros e zona rural.

“A Guarda Municipal atua no patrulhamento de toda a cidade. Com isso, o efetivo se depara com diversos tipos de ocorrências e muitas vezes somos acionados para prestar auxílio à população”, o explica o coordenador da guarda Clayton Marafioti. “Além disso, montamos um plano estratégico de segurança na área rural. Temos três guarnições e 12 guardas trabalhando efetivamente neste patrulhamento”, completa.

A base operacional da guarda, localizada na Secretaria de Segurança Pública, é munida de um sistema de monitoramento composto por televisores de última geração, despachantes de rádio para a comunicação e computadores equipados com o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). O sistema é utilizado pela Polícia Civil para investigações e o Detrannet, portal de serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran).

O espaço também possui sala de coordenação e de situação para reuniões em conjunto com os diversos órgãos que integram a segurança pública no município e dormitórios para ocasiões em que haja necessidade do trabalho acima da carga horária e situações de calamidade pública.

A formação da Guarda Municipal
O projeto da formação da Guarda Municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança, no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro de 2017. O concurso teve seu edital oficializado em setembro daquele ano e ao final do período de inscrições contabilizou 17 mil candidatos interessados e mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção.

O processo de seleção foi dividido em três etapas eliminatórias: prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Foram aprovados 64 homens e 15 mulheres em todas as etapas da formação.

Em junho de 2018, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na Acadepol. A grade do curso teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais e com uma carga horária total de 850 horas.

Neste ano, após a conclusão do curso, os guardas municipais passaram por estágios nos órgãos de segurança municipais. Durante o complemento da formação, os agentes aprenderam sobre registro de boletins de ocorrências e participaram de ações operacionais, entre outras questões da rotina.

No mês passado, a formatura do treinamento do curso de legislação de trânsito marcou a última etapa de preparação. Com esta qualificação, os oficiais também estão aptos a atuar neste setor, em caso de eventual necessidade. Além do curso, o grupo passou por um período de adaptação para identificar todas as regiões e os pontos de periculosidade no município.
____________
Informações adicionais: