Escola da Inteligência chega a 19 mil estudantes em 50 unidades em Itajaí

Programa implantado em 2017, trabalha a inteligência emocional dos estudantes
Data de inclusão: 10/07/2019 14:56

O Município de Itajaí implantou em 2017, o Programa Escola da Inteligência, que abrange 50 unidades escolares (25 CEIs e 25 escolas de nível fundamental) e contempla, além dos 19 mil estudantes, seus familiares e os professores. No mês de maio, o programa também foi ampliado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para centros de idosos e de recuperação de Itajaí.

Na última quinta-feira (04), representantes das Escolas Básicas Melvin Jones e Aníbal César e do Centro de Educação Infantil Professora Rosana Aparecida de Souza estiveram na Prefeitura de Itajaí para destacar a importância e eficácia do programa em suas unidades.

Os estudantes estiveram com o prefeito Volnei Morastoni, o vice Marcelo Sodré e a secretária de Educação Elisete Furtado Cardoso. Durante o encontro, eles entregaram materiais relacionados à Escola da Inteligência, além de fazerem agradecimentos ao Município pela implantação do programa.

“Temos obtido muitos resultados positivos com relação a redução nos casos de bullying; abuso e violência contra às crianças e até no combate às drogas”, afirmou a coordenadora do programa, Kátia Teixeira.

Seis unidades municipais ampliaram o programa para atender cerca de 150 pessoas com idades entre 16 e 73 anos, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). No Centro de Convivência do Idoso, o programa é aplicado com 25 pessoas, de 58 a 69 anos de idade. Já nos quatro centros de recuperação de Itajaí, o programa já atende cerca de 60 pessoas com transtornos decorrentes ao uso de substâncias psicoativas.

“Com os dependentes químicos nossa equipe trabalha com o material Freemind (Mente Livre), do psiquiatra Augusto Cury. O intuito é proporcionar aos participantes o desenvolvimento da emoção saudável e a conscientização sobre o funcionamento da mente humana”, concluiu a coordenadora da Escola da Inteligência.

Escola da Inteligência
O Programa Escola da Inteligência desenvolve aspectos preventivos para promover autoconsciência, autoestima, automotivação e determinação dos alunos, pais e professores com base na metodologia do psiquiatra, escritor e pesquisador Augusto Cury.

Dentro da grade curricular, durante uma hora por semana, os estudantes exercitam os valores de a se colocar no lugar do outro, pensar antes de falar ou agir, aprimorar habilidades para a construção de relações saudáveis, administrar conflitos em situações dentro e fora da escola.

“Esse método tem o intuito de auxiliar na educação para preencher um espaço vazio, numa área chamada socioemocional. Então, esse programa é de um valor extraordinário que não há dinheiro que pague”, declarou o prefeito municipal, Volnei Morastoni.

Escola da Inteligência chega a 19 mil estudantes em 50 unidades em Itajaí