Rede Municipal de Ensino realizará o 1º Simulado Prova do SAEB

Provas preparatórias para SAEB envolverão 41 unidades escolares e 4.800 alunos
Data de inclusão: 26/06/2019 16:38

A data do 1º Simulado da Prova do SAEB foi definida. A prova será na próxima segunda (01) e terça-feira (02). Todas as turmas dos 5º e do 9º anos, de 40 unidades escolares, totalizando 4.800 alunos do Ensino Fundamental do Município participarão do simulado. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino da Rede Municipal de Ensino e possibilitar aos professores identificar os descritores que não foram desenvolvidos pelos alunos e, por conseguinte, corrigir possíveis fragilidades apontadas nesse processo de avaliação, além de ser um preparatório para a prova do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, antiga Prova Brasil, que tem previsão para ser realizada entre os dias14 e 25 de outubro deste ano, agendado pelo Governo Federal.

“Para a elaboração desses simulados, a Diretoria de Ensino Fundamental contou com o envolvimento dos profissionais das próprias escolas, por meio de formação continuada. Foram 38 professores de Língua Portuguesa e 32 professores de Matemática para realizar a avaliação dos 9º anos. Já dos 5º anos foram 51 professores regentes que elaboraram a avaliação de Língua Portuguesa e Matemática. Contamos, ainda, com quatro Instrutores de Informática do Município, que foram os responsáveis pela formatação de todos os Simulados”, afirma a diretora de Ensino Fundamental.

Para os quintos anos, as provas serão divididas em quatro blocos de 11 questões cada, sendo dois de Matemática e dois de Língua Portuguesa. Já para os nonos anos, as provas, também seguem com quatro blocos, e terão um total de 13 questões, por bloco. Os alunos terão um tempo de 25 minutos para resolver as questões de cada blocos, totalizando 1h40 de prova.

Depois da realização das provas do 1º Simulado, a equipe diretiva de cada unidade escolar será a responsável pela correção e divulgação do número de acertos por descritores, assim como, trabalhar com estratégias diferenciadas com os alunos que não obtiveram êxito nesse processo avaliativo. Esses dados deverão ser encaminhados a Diretoria de Ensino Fundamental (DEF) do Município, para que sejam avaliados os resultados.

“A prova do SAEB é realizada de dois em dois anos, no entanto nossos professores trabalham todos os anos focando no desenvolvimento de habilidades fundamentais para o desenvolvimento do cidadão crítico e participativo. Acreditamos que o processo de ensino e aprendizagem de qualidade acontece por meio de parcerias. Esse trabalho se tornou realidade porque tivemos muitos parceiros, profissionais competentes e comprometidos com o fazer pedagógico. Aproveito para agradecer a todos os envolvidos nesse trabalho que servirá de indicador para nos aprimorarmos cada vez mais” finaliza Jacqueline Nadir Rebelo Rosa, Diretora de Ensino Fundamental.

Um segundo simulado também será realizado pelo Município, antes da realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). A data já está definida e será nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e seguirá os mesmos moldes desse primeiro simulado.

Rede Municipal de Ensino realizará o 1º Simulado Prova do SAEB