Município de Itajaí firma compromisso de revitalização do Largo da Matriz

Pintura da igreja foi entregue e autorizado o início da restauração dos vitrais e da iluminação externa
Data de inclusão: 17/06/2019 09:39

Na missa solene de Ação de Graças pelos 159 anos de Itajaí, o Município assinou o termo de compromisso para a reurbanização do Largo da Matriz. Na cerimônia realizada no sábado (15), também foi entregue a pintura da Matriz do Santíssimo Sacramento e firmada a autorização para o restauro dos vitrais e reforma da iluminação externa do maior cartão postal da cidade.

O processo licitatório da revitalização do Largo da Matriz deve definir a empresa vencedora ainda esta semana. O projeto inclui a modificação da praça Irineu Bornhausen, jardim Papa Pio XII e no espaço público entre as ruas João Bauer e Frederico Augusto Luiz Thieme. Os investimentos de até R$ 5 milhões na área de mais de 12 mil metros quadrados incluirá paisagismo, espelhos d’água, iluminação, pavimentação, playground e readequação viária.

O projeto trará melhorias na infraestrutura para moradores e turistas, destacará a Igreja Matriz como monumento e favorecerá também outros prédios históricos como o Palácio Marcos Konder e a Casa da Cultura Dide Brandão.

“É com muito orgulho que venho aqui acertar esses compromissos um ano depois da entrega da restauração da Igrejinha da Imaculada Conceição. Reforço aqui a importância de se olhar para o futuro e construir uma Itajaí para nossos filhos sem perder nossa história”, destacou o prefeito Volnei Morastoni.

Durante a celebração, o pároco da paróquia Santíssimo Sacramento, padre Sérgio de Souza, parabenizou o prefeito e as autoridades em nome de toda a comunidade de Itajaí. A cerimônia também contou com a presença do efetivo da Guarda Municipal que nesta segunda-feira (17) inicia seu trabalho nas ruas.

Depois da missa, o prefeito, autoridades e povo de Itajaí assistiram ao espetáculo 159 Sonos e Cores de Itajaí na rua Hercílio Luz, em frente ao Museu Histórico, com projeção mapeada e grande coral e orquestra.
_____________________________
Informações adicionais: