Profissionais vão ensinar prática de shantala nas unidades de saúde de Itajaí

Servidores concluíram curso de massagem em bebês nesta quinta-feira (6)
Data de inclusão: 06/06/2019 17:46

Vinte e cinco profissionais serão multiplicadores da técnica da shantala nas unidades de saúde do município e no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (CEPICS). O grupo concluiu nesta quinta-feira (6) uma capacitação sobre a técnica indiana de massagem em bebês oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde. Uma aula prática no CEI Professora Rosana Aparecida De Souza, no bairro São João, encerrou o curso.

A shantala é uma massagem milenar que as mães indianas fazem em seus bebês para ampliar os momentos de contato e o vínculo com o filho. A técnica faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), do Ministério da Saúde, e pode ser aplicada em bebês a partir do primeiro mês de vida.

Feita geralmente com óleos vegetais e movimentos suaves, esta terapia ajuda a acalmar o bebê, eliminar gases, reduzir cólicas e deixar o sono mais tranquilo. Também estão entre os benefícios da massagem o aumento do sistema imunológico e o desenvolvimento psicomotor.

“A shantala é uma arte de dar amor, ela aumenta o vínculo da criança com os pais, garante proteção e segurança para o bebê, devolve a memória do útero materno, entre outros benefícios. A massagem é simples, mas intensa no sentido de dar amor para a criança”, explica a fisioterapeuta Vanessa Cristina Sposito, que ministrou o curso.

No CEI Professora Rosana Aparecida de Souza, os profissionais aplicaram a massagem em duas turmas, com crianças de oito meses até dois anos. Mesmo sem conhecer os servidores, os bebês relaxaram com a massagem e protagonizaram cenas de carinho mútuo.

Multiplicar conhecimentos

Os participantes do curso agora vão multiplicar os conhecimentos com os colegas da rede municipal de saúde e para mães e gestantes de suas unidades de saúde. Nesta quinta-feira (6), eles receberam um certificado de conclusão da capacitação em shantala e assinaram um termo de compromisso.

“As práticas integrativas e complementares em saúde são importantes recursos terapêuticos que podem ser aplicados pelos profissionais na puericultura. Os servidores que concluíram o curso agora têm a missão de difundir a técnica e seus benefícios em suas comunidades”, comenta a responsável pela Saúde da Criança em Itajaí, Daniela Silva.

A enfermeira Niusa Lucas, que participou do curso, já começou a divulgar a técnica na Unidade de Saúde da Murta, onde atua. Ela explica que tem 39 gestantes e 229 crianças menores de dois anos em sua área e a shantala vai possibilitar uma maior aproximação das mães com os filhos.

“Fiz uma prática em um grupo de gestantes e foi bem legal. Adorei o curso para multiplicar com as mães e também para conhecimento”, relata.

Além do curso de shantala, a Secretaria Municipal de Saúde também vai oferecer para os profissionais de saúde, nos próximos meses, os cursos gratuitos em Auriculoterapia, Aromoterapia e Florais de Bach. A intenção é que as práticas integrativas sejam cada vez mais utilizadas nas unidades de saúde como opção de recurso terapêutico.

____________________
Secretaria de Saúde de Itajaí